Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

China e EUA não usarão depreciação monetária com objetivos concorrenciais

O governador do Banco Popular da China, Yi Gang, assegurou hoje que Pequim e Washington comprometeram-se a não utilizar a depreciação da moeda com objetivos concorrenciais, deixando que seja o mercado a determinar as taxas de juro.

China e EUA não usarão depreciação monetária com objetivos concorrenciais
Notícias ao Minuto

10:03 - 10/03/19 por Lusa

Economia Compromisso

Numa conferência de imprensa realizada em Pequim durante a Assembleia Nacional Popular (ANP), Yi Gang explicou que, na última ronda de negociações comerciais, as duas partes abordaram o tema das taxas de juro, a autonomia das autoridades monetárias e a necessidade de manter uma comunicação estreita sobre o mercado de divisas.

A este respeito, adiantou que ambas as partes conseguiram acordos sobre "muitas questões-chaves importantes", mas escusou-se a divulgar mais detalhes, noticia a agência Efe.

Também mostrou o compromisso da China de não utilizar o câmbio monetário como ferramenta para aumentar a produção ou resolver questões comerciais, depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ter acusado no ano passado Pequim e Moscovo de jogar "o jogo da depreciação monetária".

Sobre as negociações para encontrar una saída para a guerra comercial, o vice-ministro do comércio chinês, Wang Shouwen, também assegurou no sábado que as negociações estão a decorrer e mostrou-se "otimista" perante um possível pacto para pôr fim à imposição mútua de tarifas.

Perante os riscos e desafios atuais que enfrenta o gigante asiático, o Banco Popular da China também assegurou que manterá uma política "prudente" para guiar o crescimento razoável de crédito e financiamento em 2019, que incluirá um maior apoio para as pequenas empresas e para as privadas.

A política monetária da China, desenhada principalmente para adaptar-se à situação económica interna, também irá considerar os fatores globais e os setores orientados para a exportação, acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório