Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsa espanhola fecha inalterada após chumbo da proposta de orçamento

O principal índice da Bolsa de Valores espanhola, o IBEX 35, fechou hoje praticamente inalterado (menos 0,01%), no dia em que o parlamento espanhol chumbou o projeto orçamental do Governo minoritário socialista.

Bolsa espanhola fecha inalterada após chumbo da proposta de orçamento
Notícias ao Minuto

17:37 - 13/02/19 por Lusa

Economia IBEX 35

O índice que agrupa as maiores empresas espanholas recuou 0,70 pontos, para 8.982,40, tendo o seu crescimento anual baixado ligeiramente, para 5,18%.

As empresas do setor elétrico e o banco BBVA foram os valores que mais perderam valor: a Naturgy desceu 2,39%, o BBVA 1,92%, a Red Eléctrica 1,64% e a Endesa 1,18%.

As principais cotadas tiveram uma trajetória díspare: a Iberdrola desceu 0,47% e a Inditex 0,20%, enquanto a Repsol subiu 0,50%, a Telefónica 0,19% e o Santander 0,06%.

O parlamento espanhol votou hoje contra o projeto de Orçamento Geral do Estado para 2019 apresentado pelo Governo minoritário socialista, o que pode forçar o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, a marcar eleições antecipadas.

Os partidos independentistas catalães, que foram decisivos para a subida ao poder de Pedro Sánchez em junho passado, votaram agora ao lado da oposição de direita na devolução ao executivo da totalidade das contas do Estado.

O chefe do Governo e vários dirigentes socialistas têm afirmado que, sem orçamento, a legislatura, que deveria terminar em meados de 2020, seria "encurtada".

A decisão sobre o que vai acontecer será anunciada na sexta-feira por Pedro Sánchez, depois da habitual reunião semanal do Conselho de Ministros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório