Na dúvida, preferir a granel. Esta é a conclusão de uma análise da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que considera haver embalagens a mais nas frutas e legumes. Depois, isso irá pesar na carteira e no ambiente.
Para verificar a influência do plástico nas compras dos portugueses, a DECO selecionou um cabaz de 19 produtos em vários supermercados, todos eles embalados.
Depois, retirou os alimentos das embalagens e pesou-as. A conclusão é assustadora: 300 gramas de plástico. Diz a DECO que se comprar quatro cenouras embaladas está a pagar 13 gramas de plástico.
Mas o problema não é só o dinheiro que vai pagar a mais. O problema está também nas questões ambientais adjacentes causadas por este excesso de plástico. Até porque, em muitos casos, a embalagem não é necessária, podem ser vendidos a granel.
Esta é, aliás, a melhor solução para quem pretende poupar o ambiente e a carteira, já que fica 25% mais barata, segundo a associação. Além disso, evita o desperdício, uma vez que compra só o que precisa.