Cada vez mais se fala em IRS automático, um regime que este ano vai chegar a mais pessoas e que simplifica o processo de entrega da declaração do imposto. De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) também acelera o reembolso, que passa a ser feito em 15 dias.
Há várias vantagens, para além das já mencionadas. Desde logo porque os contribuintes têm apenas de validar as informações já pré-preenchidas pela Autoridade Tributária (AT) e, se não submeterem o documento, ele é entregue de forma automática.
Como saber se está abrangido? A forma mais simples de conhecer o seu caso e perceber se este ano está, ou não, abrangido pelo IRS automático é aceder ao Portal das Finanças e fazer o login com as suas credenciais de acesso, tal como explica a Associação.
Depois, deve entrar em 'A minha área' e em 'IRS'. Se não estiver incluído no regime do IRS automático deverá aparecer a seguinte mensagem:
"Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3".© Reprodução do site do Portal das Finanças