Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

CMVM com grupo de trabalho para avaliar riscos e oportunidades no Brexit

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que o supervisor vai disponibilizar uma linha de apoio no âmbito do Brexit e constituir um grupo de trabalho para avaliar os seus riscos e oportunidades.

CMVM com grupo de trabalho para avaliar riscos e oportunidades no Brexit
Notícias ao Minuto

15:59 - 24/01/19 por Lusa

Economia Supervisor

"Este é o tempo de nos preocuparmos com o Brexit, mas não começou agora a nossa preparação", afirmou hoje Gabriela Figueiredo Dias, num encontro com jornalistas, no qual adiantou que "a CMVM vai disponibilizar uma linha de apoio no âmbito do Brexit e constituir um grupo de trabalho interno sobre o 'Brexit', para avaliar eventuais impactos e oportunidades".

Preparar Portugal para os desafios da União Europeia, nomeadamente para o Brexit, é uma das prioridades da CMVM para 2019, que foram hoje apresentadas num encontro com jornalistas, na sede do supervisor, em Lisboa.

Neste âmbito, a CMVM disponibilizará uma linha de atendimento dedicada ao tema em português e inglês e constituirá um grupo de acompanhamento técnico da transição pós-Brexit, "para aprofundar a reflexão e ação sobre os riscos e oportunidades da transição", indica o documento em que a CMVM apresenta as suas prioridades para 2019.

Gabriela Figueiredo Dias adiantou que, qualquer que seja a configuração, formato e consequências, "alguma coisa vai acontecer [com a saída do Reino Unido da União Europeia] e temos de estar preparados".

"O impacto nos nossos mercados pode até não ser muito significativo, mas sofreremos os impactos que o Brexit venha a causar noutros mercados", afirmou a responsável, acrescentando que é preciso estarmos atentos aos eventuais "riscos de fragmentação, mas também às oportunidades geradas pela saída do Reino Unido da União Europeia", que "coloca desafios e abre oportunidades, e temos de estar preparados para ambos".

A presidente da CMVM frisou que é importante tomar as medidas necessárias para "aproveitar as oportunidades de trazer entidades do Reino Unido para Portugal", tornando o mercado português mais atrativo para essas entidades.

Nesse sentido, Gabriela Figueiredo Dias frisou que o quadro regulatório do mercado de capitais de Portugal "não pode ser mais oneroso nem mais lento que os quadros regulatórios dos outros países".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório