Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Integração de estivadores precários de Setúbal é motivo de "orgulho"

A ministra do Mar afirmou hoje, em Lisboa, que a situação atual do Porto de Setúbal, resultante do acordo que levou à integração de 56 estivadores precários, é um motivo de orgulho para os responsáveis políticos.

Integração de estivadores precários de Setúbal é motivo de "orgulho"
Notícias ao Minuto

18:18 - 22/01/19 por Lusa

Economia Ana Paula Vitorino

"Temos hoje uma situação no Porto de Setúbal diferente da que tínhamos em 29 de novembro [altura em que foi acionado o requerimento do PCP para audição da ministra]. É uma situação que nos orgulha enquanto responsáveis políticos", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Em causa está um acordo assinado em dezembro de 2018 pelo Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) e as empresas de trabalho portuário de Setúbal, que permitiu a integração de 56 dos cerca de 90 estivadores precários nos quadros das empresas Operestiva e Setulsete.

Na altura, o sindicato dos estivadores prometeu continuar a trabalhar para que sejam alcançadas "soluções equilibradas e duradouras em todos os portos nacionais", de modo a garantir "um tratamento digno para todos os estivadores e trabalhadores portuários do país".

A governante notou, na sua intervenção, que, durante décadas, "prevaleceu no Porto de Setúbal aquilo que era uma longa tradição no setor portuário" -- a contratação de trabalhadores eventuais -, que nos restantes portos teve uma "recuperação melhor" do que a verificada em Setúbal.

A ministra do Mar referiu que, atualmente, em Setúbal, a proporção entre trabalhadores efetivos e eventuais "é semelhante à que existe nos outros portos" nacionais.

"Quero que fique bem claro que não há cedências desastrosas do Governo, [no acordo], porque o Governo não negociou cláusulas. Patrões e sindicato negociaram cláusulas e houve cedências de parte a parte, como é natural. Fizeram o acordo que entenderam", vincou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório