Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Novo fundo de resgate será aumentado para dois biliões para ajudar Espanha e Itália

Os países da zona euro planeiam aumentar o capital do novo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) de 500 mil milhões para dois biliões de euros, através da participação de privados, noticia esta segunda-feira o semanário alemão Der Spiegel.

Novo fundo de resgate será aumentado para dois biliões para ajudar Espanha e Itália
Notícias ao Minuto

09:03 - 24/09/12 por Lusa

Economia Der Spiegel

A mesma publicação adianta que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, é a favor destes planos, que permitirão resgatar grandes economias europeias, como a Itália ou a Espanha, se for necessário.

O modelo para a alavancagem do MEE para dois biliões de euros é igual ao do actual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que tem dois instrumentos que permitem que os Estados cubram apenas emissões de risco (obrigações de países mais vulneráveis, por exemplo) e que os privados possam participar em emissões mais seguras.

Os planos de alavancagem do FEEF acabaram, porém por não avançar, por falta de interessados.

Uma porta-voz do ministério das Finanças alemão disse ao Der Spiegel que o objectivo é dotar o MEE de um instrumentário idêntico ao do FEEF, após a entrada em vigor do mecanismo permanente, agendada para oito de Outubro, na reunião do Eurogrupo.

"Há conversações neste momento em Bruxelas", disse a mesma fonte, adiantando ainda que o ministro Wolfgang Schäuble é favorável aos planos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório