Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Aeroportos com mais passageiros no 2.º trimestre

Os aeroportos nacionais receberam 8,8 milhões de passageiros no segundo trimestre de 2013, mais 4,9% do que no período homólogo, com destaque para Faro (6,1%) e Lisboa (5%), que concentra quase metade deste movimento, revelou o INE.

Aeroportos com mais passageiros no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

12:58 - 15/10/13 por Lusa

Economia Subida

O movimento de desembarque foi superior comparativamente ao de embarque (4,43 milhões de passageiros face a 4,35 milhões), mas o crescimento homólogo foi mais expressivo no segundo caso (4,8% face a 5,1%).

O movimento de aeronaves também aumentou (1,4% contrastando com a variação negativa de 3,4% verificada no primeiro trimestre), devido ao crescimento nos aeroportos do continente (2,7%), já que nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira a variação foi inversa (-5,9 e -1,9%, respetivamente), apesar do acréscimo de passageiros no Funchal e em Ponta Delgada.

O tráfego nacional correspondeu a 16% dos passageiros, sendo o tráfego internacional representado sobretudo por voos dentro do Espaço Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, República Checa, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça), com 61%.

Os voos fora da União Europeia representam apenas 13% do tráfego internacional.

Os operadores nacionais transportaram 42% dos passageiros (50% no primeiro trimestre), sendo os operadores do Reino Unido (17%) e da Irlanda (16%) os que têm maior representatividade entre os estrangeiros.

Quanto ao movimento de carga e correio manteve a tendência negativa iniciada no quarto trimestre de 2010, com uma redução de 2,5% entre abril e junho de 2013.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório