Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

UE prepara legislação para regular preços entre produção e distribuição

A União Europeia deverá aprovar até ao final do ano legislação para regular os preços pagos pela grande distribuição aos agricultores, disse hoje no Bombarral o ministro da Agricultura.

UE prepara legislação para regular preços entre produção e distribuição
Notícias ao Minuto

16:39 - 09/11/18 por Lusa

Economia Capoulas Santos

"A União Europeia terá legislação própria até ao final do ano para disciplinar e impor regras à cadeia de distribuição, mas continuamos a pensar que a melhor solução para responder a esta dependência das grandes superfícies é a exportação", afirmou Luís Capoulas Santos.

O ministro da Agricultura respondia, dessa forma, as preocupações do presidente da Associação de Regantes das Baixas de Óbidos, Filipe Daniel, durante a cerimónia de lançamento da última fase das obras da rede de rega, que vai servir aquele concelho e o Bombarral.

O dirigente alertou que um dos principais problemas do setor é a repartição da cadeia de valor, em que "os agricultores estão a receber pouco e o consumidor estar a pagar caro".

Filipe Daniel alertou também para a falta de mão-de-obra e a necessidade de regras à contratação sazonal de trabalhadores, bem como para os atrasos na aprovação de candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

Capoulas Santos respondeu que, quando entrou em funções, o tempo de aprovação dos projetos era de um ano e meio e foi reduzido para quatro a seis meses.

O governante adianto que 48% do PDR está executado, depois de Portugal ter conseguido negociar 4 mil milhões de euros, mas "o problema é que há mais candidatos do que verbas disponíveis".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório