Meteorologia

  • 20 ABRIL 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 15º

Edição

Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico?

Carregamentos começaram a ser pagos no dia 1 de novembro e os cálculos são da Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos.

Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico?
Notícias ao Minuto

15:06 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto 

Economia Automóveis

Os carregamentos 'rápidos' dos carros elétricos começaram a ser pagos no início deste mês. A fatura total varia de operadora para operadora, uma vez que inclui três parcelas: o custo do operador do posto de carregamento, o custo do comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica e, ainda, taxas e impostos. 

Neste âmbito, a Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) calculou os diferentes preços para o carregamento de um veículo elétrico em quatro operadoras de energia: Galp, Edp, Prio e eVaz. Estas foram as únicas que até agora divulgaram os seus tarifários, segundo a UVE.

As simulações, saliente-se, têm como cenário um carregamento de meia hora, de 15kWh/100km com uma tarifa bi-horária (fora de vazio), pode ler-se no estudo divulgado pela associação.

Ainda assim, segundo a associação, os carregamentos podem variar mediante o modelo do veículo, a temperatura e o estado da carga. 

Notícias ao MinutoEstudo comparativo dos tarifários dos quatro Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), segundo a Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE). © Reprodução do site da UVE

Qual é a diferença para um carro a gasolina?

"Quanto nos vai custar carregar o veículo elétrico? Será sempre mais barato que abastecer um carro com motor de combustão interna, seja ele a gasolina ou a gasóleo", começa por explicar a associação. 

De acordo com um comparativo divulgado pela UVE, o custo médio para percorrer 100 km com um carro a gasolina é de 12 euros, ao passo que o custo para percorrer a mesma distância, mas com um carro elétrico, é de seis euros no caso de um carregamento PCR (ponto de carregamento rápido) e de três euros no caso de um carregamento em casa tarifa simples. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório