No âmbito dos incentivos à inovação e empreendedorismo, das 18 candidaturas apresentadas, foram aprovadas 14, que receberam um financiamento de 442 mil euros para um investimento total de um milhão de euros, divulgou o Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca do Oeste.
Os investimentos permitiram criar 21 novos postos de trabalho, dos quais 16 foram apoiados.
Para o Programa Operacional Mar 2020, que apoia projetos ligados ao mar, aquela comunidade costeira recebeu 43 candidaturas, correspondentes a um investimento total de 2,8 milhões de euros.
As candidaturas encontram-se em fase de análise, mas, se forem aprovadas, vão ser financiadas por fundos comunitários entre 50 a 100% do investimento.
O Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca do Oeste é responsável pela análise das candidaturas de projetos inferiores a 100 mil euros dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, candidatos ao Programa Operacional Mar 2020 e ao sistema de incentivos à inovação e empreendedorismo, financiado pelo Programa Operacional do Centro 2020.
Aquando do contrato para a contrato para a Estratégia de Desenvolvimento de Base Comunitária (DLBC), o GAL Pesca Oeste recebeu 3,1 milhões de euros de financiamento comunitário para gerir.
O GAL Pesca Oeste, destinado a gerir fundos comunitários até 2020, foi criado no seio da Associação Para o Desenvolvimento de Peniche (Adepe), à semelhança do que aconteceu com o Grupo de Ação Costeira do Oeste 2007-2013.