Dois milhões comunitários financiam projetos ligados ao mar no Oeste

Pelo menos dois milhões de euros de financiamento comunitário estão comprometidos para apoiar pequenos projetos ligados ao mar ou de empreendedorismo em vários concelhos da região Oeste, anunciou hoje a entidade gestora dos fundos.

GNR apreende 40 mil euros em notas falsas

© Reuters

Lusa
14/09/2018 12:52 ‧ 14/09/2018 por Lusa

Economia

Entidade

 

No âmbito dos incentivos à inovação e empreendedorismo, das 18 candidaturas apresentadas, foram aprovadas 14, que receberam um financiamento de 442 mil euros para um investimento total de um milhão de euros, divulgou o Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca do Oeste.

Os investimentos permitiram criar 21 novos postos de trabalho, dos quais 16 foram apoiados.

Para o Programa Operacional Mar 2020, que apoia projetos ligados ao mar, aquela comunidade costeira recebeu 43 candidaturas, correspondentes a um investimento total de 2,8 milhões de euros.

As candidaturas encontram-se em fase de análise, mas, se forem aprovadas, vão ser financiadas por fundos comunitários entre 50 a 100% do investimento.

O Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca do Oeste é responsável pela análise das candidaturas de projetos inferiores a 100 mil euros dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, candidatos ao Programa Operacional Mar 2020 e ao sistema de incentivos à inovação e empreendedorismo, financiado pelo Programa Operacional do Centro 2020.

Aquando do contrato para a contrato para a Estratégia de Desenvolvimento de Base Comunitária (DLBC), o GAL Pesca Oeste recebeu 3,1 milhões de euros de financiamento comunitário para gerir.

O GAL Pesca Oeste, destinado a gerir fundos comunitários até 2020, foi criado no seio da Associação Para o Desenvolvimento de Peniche (Adepe), à semelhança do que aconteceu com o Grupo de Ação Costeira do Oeste 2007-2013.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas