Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EDP: Regras do BdP não se aplicam a processo que pode custar 10 milhões

A EDP considera que o regime dos serviços de pagamento não se aplica ao seu caso, após ser conhecido que o Banco de Portugal a pode multar até 10 milhões de euros por prestação de uma atividade reservada a instituições financeiras.

EDP: Regras do BdP não se aplicam a processo que pode custar 10 milhões
Notícias ao Minuto

17:58 - 24/08/18 por Lusa

Economia Elétrica

O relatório e contas da EDP, divulgado esta quinta-feira e noticiado pelo Expresso e pelo Público, refere que foi instaurado à EDP "um processo de contraordenação pelo Banco de Portugal (BdP), por alegado incumprimento com o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras".

Em causa, refere o documento, está o "exercício da atividade de prestação de serviços de pagamento (atividade essa legalmente reservada a instituições de crédito e entidades similares) e incumprimento de determinações do BdP".

A multa pode chegar a 10 milhões de euros, dividida entre as empresas EDP Soluções Comerciais e EDP S.A.

Numa reação enviada à Lusa, a EDP disse hoje que "colaborou ativamente com o Banco de Portugal para esclarecer os factos, considerando, no entanto, que o regime jurídico dos serviços de pagamento não se aplica ao caso em concreto".

A empresa liderada por António Mexia acrescenta que "estão essencialmente em causa serviços complementares prestados pela EDP, no âmbito das normais relações comerciais estabelecidas com alguns dos seus clientes", e que "aguarda serenamente pelo desenvolvimento do processo."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório