Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Material escolar: Como é que esta despesa pode (ajudar a) reduzir o IRS

As despesas relacionadas com material escolar são normalmente classificadas como despesas gerais e familiares, mas há uma forma de as contabilizar na categoria de educação, onde o teto das deduções é superior.

Material escolar: Como é que esta despesa pode (ajudar a) reduzir o IRS
Notícias ao Minuto

08:29 - 17/08/18 por Notícias ao Minuto 

Economia Impostos

Entrámos na segunda quinzena de agosto e esta é, para muitas famílias, a altura de começar a preparar um novo ano letivo. Como tal, esta é também uma época em que se gasta algum dinheiro extra na compra de material escolar e, por isso, é importante saber como tirar o melhor partido dessas despesas.

Desde 2015 que o material escolar deixou de ser contabilizado como despesa de educação com dedução no IRS, um vez que é aplicada a taxa de IVA de 23%. Ora, uma vez que as papelarias das escolas estão sujeitas a uma taxa de 6% - ou até mesmo isentas - se optar por comprar o material escolar nestes estabelecimentos as despesas podem ser classificadas como educação.

Assim, 30% do valor do material escolar comprado nas escolas passa a ser contabilizado na categoria de educação, onde o limite é de 800 euros. As restantes despesas de material escolar, fora das instituições de ensino e com uma taxa de 23%, entram na categoria das despesas gerais, cujo teto é de 250 euros.

E as refeições escolares?

As refeições escolares podem ser deduzidas como despesas de educação, “desde que constem de faturas que titulem prestações de serviços de refeições escolares e sejam emitidas por contribuintes que estejam identificados como fornecedores de refeições escolares nos ficheiros que foram comunicados à AT [Autoridade Tributária]”, pode ler-se no Portal das Finanças.

Deste modo, o contribuinte deve indicar essa mesma informação no e-fatura, classificando as faturas que digam respeito a “este tipo de refeições como despesas de formação e educação”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório