Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Banco central dos EUA inicia reunião após críticas de Trump

A Reserva Federal (Fed) iniciou hoje uma reunião de política monetária de dois dias, após as críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à subida gradual das taxas de juro que tem sido seguida pelo banco central.

Banco central dos EUA inicia reunião após críticas de Trump
Notícias ao Minuto

16:50 - 31/07/18 por Lusa

Economia Fed

Os mercados não esperam que o banco central decida agora uma nova subida, mas que a reunião permita confirmar as perspetivas económicas positivas, numa altura em que são divulgados indicadores económicos positivos.

Após esta reunião será divulgado na quarta-feira ao final da tarde um comunicado, não havendo conferência de imprensa do presidente da Fed, Jerome Powell.

A reunião do comité de política monetária da Fed ocorre depois de a Casa Branca ter rompido o seu habitual silêncio em relação à política monetária, com Trump a criticar abertamente o banco central, mostrando-se descontente com a subida das taxas de juro, por considerar que podem travar o crescimento sólido da economia dos Estados Unidos.

"Não me agrada que estejamos a fazer todo este trabalho com a economia e depois ver como sobem as taxas de juro", salientou Trump numa entrevista recente à CNBC.

Na semana passada, foi anunciado que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre atingiu 4,1%, em ritmo anual, o mais elevado desde 2014.

Powell, designado por Trump, assumiu o cargo de presidente da Fed em fevereiro, substituindo Janet Yellen e desde então manteve o caminho seguido pela sua sucessora de normalização progressiva da política monetária com subidas graduais das taxas de juro para acompanhar a recuperação económica do país.

Desde o início do ano, a Fed subiu duas vezes as taxas de juro e prever fazer mais duas subidas até ao final do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório