Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Quer saber qual o eletrodoméstico ma...

Quer saber qual o eletrodoméstico mais em conta para si?

A partir de hoje, através de qualquer smartphone ou tablet, pode ficar a saber se aquele frigorífico ou máquina de lavar de que precisa é ou não a aposta mais adequada para o seu lar e… carteira. A iniciativa é da Quercus e tem como objetivo ajudar o consumidor a optar pelo eletrodoméstico com “melhor eficiência energética”.

Quer saber qual o eletrodoméstico mais em conta para si?
Notícias ao Minuto

08:19 - 26/07/18 por Ana Lemos 

Casa Quercus

Está há vários dias, semanas ou até mesmo meses, a adiar a compra de um eletrodoméstico porque não sabe se é o ideal para si, para sua carteira e para o ambiente? A Quercus vai ajudá-lo. Através do novo portal Topten, que é lançado esta quinta-feira, poderá consultar “os eletrodomésticos, equipamentos e também automóveis com melhor eficiência energética”.

O novo portal, “de fácil acessibilidade e consulta através das funções de pesquisa”, está adaptado à visualização também em smartphones e tablets, tornando assim mais cómoda a pesquisa.

Recorrendo “aos vários filtros disponíveis”, o consumidor que visite o portal vai poder “selecionar o modelo eficiente mais adequado às suas exigências, numa grande diversidade de equipamentos do dia-a-dia, como máquinas de lavar roupa e louça, aspiradores, frigoríficos, congeladores, fornos, máquinas de café, televisores, impressoras e multifunções, monitores, aparelhos de ar condicionado, automóveis e lâmpadas”.

O preço, como sabemos, é provavelmente o primeiro fator a ter em conta. Mas como, aliás, já diz a sabedoria popular ‘o barato sai caro’, a escolha mais em conta pode no futuro vir a revelar-se dispendiosa. Por essa razão, salienta a Quercus, “a eficiência energética começa a ganhar importância enquanto critério de compra”.

“Mas atenção, porque a eficiência energética não se limita à compra de equipamentos com a melhor classe energética, há também que ter em conta o consumo e correspondente despesa desses equipamentos, durante o seu tempo de vida ou a forma mais eficiente de os utilizar”, alerta a associação ambientalista.

Então vejamos este exemplo: “Se uma família de duas pessoas comprar o mesmo modelo eficiente de um frigorifico que uma outra de quatro elementos, pode não estar a tomar a decisão mais eficiente, já que as necessidades de cada um destes diferentes agregados é distinta. Geralmente, para agregados familiares de menos pessoas são aconselhados aparelhos mais pequenos e, consequentemente mais baratos e com inferior consumo energético na utilização.”

É para dar resposta a este tipo de dúvidas que o Topten ganha relevância. Com um simples clique encontrará, para cada categoria de produto, “conselhos úteis que abrangem as fases de compra, utilização, manutenção e fim de vida dos equipamentos”.

Campo obrigatório