Durão Barroso recorda Schuman, "pai fundador" da União Europeia

O presidente da Comissão Europeu prestou hoje homenagem a Robert Schuman, por ocasião do 50.º aniversário daquele que é considerado o “pai fundador” da União Europeia, afirmando que os seus ideais de solidariedade e cooperação permanecem válidos.

Durão Barroso pede aos 27 que traduzam acordo sobre garantia jovem em "acções concretas"

© Reuters

Lusa
04/09/2013 14:44 ‧ 04/09/2013 por Lusa

Economia

Ocasião

“Há 50 anos, desapareceu Robert Schuman, cuja célebre declaração fundou a União Europeia de hoje. O seu apelo à reconciliação entre europeus ainda ressoa com força. Em nome da Comissão Europeia e em meu nome pessoal, quero prestar homenagem à sua memória e testemunhar o nossos respeito e a nossa gratidão”, lê-se numa declaração de José Manuel Durão Barroso, hoje divulgada em Bruxelas.

Recordando que Robert Schuman era alemão de nascença, tendo-se tornado cidadão francês após a II Guerra Mundial, o presidente da Comissão Europeia sublinhou que o estadista “era sobretudo um europeu de coração e convicção”.

“Este 'pai fundador' colocava a solidariedade e a cooperação no coração da sua visão de uma Europa pacífica, moderna e confiante no seu futuro. A solidariedade e a cooperação devem permanecer no coração da nossa ação. Num mundo que se vai tornando cada vez menos europeu, sejamos cada vez mais europeus”, afirma Durão Barroso.

A concluir, o presidente da Comissão cita as palavras de abertura da célebre “declaração Schuman”, documento lido a 09 de maio de 1950, em Paris, por Robert Schuman, então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, na qual este propôs a criação da Comunidade do Carvão e do Aço, “embrião” da atual União Europeia: “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos à altura dos perigos que a ameaçam”.

“Na era da mundialização, todos nós devemos colocar a nossa inteligência, a nossa energia e o nosso coração na defesa da paz e da democracia, da liberdade e da justiça na Europa e no mundo”, conclui Durão Barroso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas