Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Setores dos transportes registam transição lenta para fontes renováveis

Associação Portuguesa de Energias Renováveis diz que são necessárias ações urgentes nos setores do aquecimento, arrefecimento e transportes.

Setores dos transportes registam transição lenta para fontes renováveis
Notícias ao Minuto

22:58 - 04/06/18 por Natacha Nunes Costa

Economia Ambiente

A REN21 divulgou, esta segunda-feira, que do total da potência elétrica instalada a nível mundial em 2017, 70% foi correspondente a renováveis, o maior aumento de potência anual em centrais renováveis na história moderna e que as centrais solares tiveram um crescimento assinalável no ano de 2017.

No entanto, segundo o Relatório da Situação Global das Renováveis enviado ao Notícias ao Minuto, nos setores do aquecimento e arrefecimento e transportes a transição para fontes renováveis e sustentáveis continua muito aquém do progresso do setor elétrico.

“Nos transportes, o aumento da eletrificação está a oferecer oportunidades para o aumento das renováveis, apesar da predominância dos combustíveis fosseis: Em 2017, foram vendidos 1,2 milhões de automóveis elétricos de passageiros, mais de 58% em relação a 2016. A eletricidade fornece 1,3% das necessidades energéticas para os transportes, mas deste 1,3% apenas um quarto tem origem renovável. De uma forma geral, 92% da procura de energia nos transportes continua a ser satisfeita por petróleo, e apenas 42 países têm metas nacionais para o uso de renováveis nos transportes”, lê-se no documento.

De acordo com a REN21, para ocorrer uma mudança tem de ser posto em prática um enquadramento legislativo que incentive a inovação e a integração de novas tecnologias de energias renováveis nestes setores.

Ainda segundo o mesmo relatório, o valor do investimento em nova capacidade de produção renovável foi mais do dobro do investimento em combustíveis fósseis e energia nuclear combinados, apesar dos elevados e incessantes subsídios para a produção energética via combustíveis fósseis. Este desempenho foi possível graças à cada vez maior competitividade das energias renováveis.

A nível regional, o investimento em renováveis concentrou-se na China e Estados Unidos da América que contabilizaram aproximadamente 75% do investimento global em renováveis em 2017. Quando contabilizado por unidade de PIB, as Ilhas Marshall, Ruanda, Ilhas Salomão, Guiné-Bissau e outros países em desenvolvimento estão a investir tanto ou mais em energias renováveis do que os países desenvolvidos e as economias emergentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório