Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Subida dos preços acelerou. Taxa de inflação terá sido de 1% em maio

A par da dissipação do efeito de calendário relativo ao período de Páscoa em 2017, também o aumento dos preços dos combustíveis ditou esta aceleração dos preços.

Subida dos preços acelerou. Taxa de inflação terá sido de 1% em maio
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas anunciou, esta quarta-feira, que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,0% em maio de 2018, o que reflete uma aceleração face ao mês anterior. A impulsionar estiveram a dissipação do efeito de calendário relativo ao período de Páscoa em 2017 e também o aumento dos preços dos combustíveis.

"Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,0% em maio de 2018 (o valor apurado para abril foi 0,4%)", pode ler-se no relatório do INE. 

De acordo com a agência de estatísticas, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente - que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos - é de 0,6% (o valor final de abril foi 0,2%).

A impulsionar esta aceleração, refere o INE, estiveram a "dissipação do efeito de base associado ao calendário da Páscoa em 2017, tal como referido no destaque do mês anterior, e também a evolução recente dos preços dos combustíveis". 

Estes dados são uma estimativa provisória divulgada pelo INE, com base na informação apurada até à data. Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de maio serão publicados no próximo dia 12 de junho.

[Notícia atualizada com mais informação às 09h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório