Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

INE confirma: Novas pensões antecipadas com corte de 14,5%

Esta será uma consequência do aumento da esperança média de vida, de acordo com números divulgados esta terça-feira pela agência de estatísticas e que confirmam os dados provisórios divulgados no final de novembro.

INE confirma: Novas pensões antecipadas com corte de 14,5%
Notícias ao Minuto

11:16 - 29/05/18 por Notícias ao Minuto

Economia Reformas

Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2018 terão um corte de 14,5% na pensão, resultado do aumento da esperança média de vida, segundo os dados publicados, esta terça-feira, pelo INE. 

"A esperança de vida aos 65 anos atingiu 19,45 anos para o total da população. Aos 65 anos os homens podem esperar viver, em média, mais 17,55 anos e as mulheres mais 20,81 anos, o que representa ganhos de 1,39 anos e de 1,26 anos, respetivamente, nos últimos dez anos", pode ler-se no relatório do INE. 

A esperança média de vida é um dos dados utilizados pelo Governo para calcular parte dos cortes aplicados às pensões antecipadas. 

Na altura em que foram divulgados os dados provisórios, a Lusa fez as contas, com base na legislação em vigor, e concluiu que a atualização da esperança média de vida significará um corte de 14,5% no valor das novas pensões antecipadas por via do fator de sustentabilidade no próximo ano.

Este fator expressa a relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2000 (16,63 anos) com a que foi obtida no ano imediatamente anterior ao do início da pensão, conforme explica a legislação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório