Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

João Amaral: O extremo que brilha na I Liga e quer triunfar nos eSports

O jogo FIFA é cada vez mais popular no seio do desporto rei. Agora não são apenas os adeptos que apostam no esférico pixelado, mas também os próprios futebolistas, sendo João Amaral prova disso.

João Amaral: O extremo que brilha na I Liga e quer triunfar nos eSports
Notícias ao Minuto

09:00 - 12/03/18 por Luís Alexandre

Desporto ESports

Apesar dos eSports não serem uma atividade física e muito menos que envolva uma bola… bem, pelo menos uma que não seja pixelada.

Porém, na vertente de FIFA, a modalidade tem crescido a olhos visto, sendo que a sua popularidade é tanta que os próprios clubes da I Liga e até a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) investiram neste desporto que tem como ‘arma’ o comando de consola.

Um mundo que tem entusiasmado não são os adeptos do desporto rei como os próprios protagonistas, os futebolistas.

O Vitória de Setúbal é o mais recente emblema do campeonato nacional que decidiu apostar nos eSports, na vertente de Pro Clubs da FIFA, com ajuda de… João Amaral – um apaixonado pelo FIFA e tudo o que envolva jogos eletrónicos.

O extremo português não só foi a cara deste novo projeto, como também o impulsionador na criação desta modalidade no clube sadino.

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o atleta de 26 anos revelou-nos com um sorriso na cara e com a paixão no olhar como foram dados os primeiros passos nesta caminhada.

“Tudo começou como uma brincadeira. Eu já jogava FIFA com um grupo de amigos, entretanto fomo-nos juntando com mais membro até que criámos um grupo para participar numa liga amadora – no Virtual Pro Gaming (VPG) -, numa experiência que foi bastante positiva para nós. Aliás, por título de curiosidade, no VPG não havia muitos clubes disponíveis e calhou-nos o Belenenses (risos)”.

Uma brincadeira que foi florindo para algo sério, levando a que dada altura a equipa de João Amaral começasse a pensar em voos maiores.

“As coisas foram ficando sérias e houve pessoas que se quiseram juntar a nós pela qualidade que tínhamos vindo a mostrar. Nessa altura, pensei: “Fogo, eu sou jogador do Vitória e se quero que isto fique sério gostaria de representá-los. Quando cheguei a esta conclusão, no dia a seguir falei com os responsáveis do clube e eles aceitaram a proposta de criar uma secção de eSports”.

Mas João Amaral deixa aviso: “Eu não sou nada, eu simplesmente jogo e dou a cara, porque quem manda não sou eu. Só quero representar a grande instituição que é o Vitória de Setúbal, nem fui que assinei os papéis”.

Com a equipa criada a menos de quatro meses, o Vitória de Setúbal eSports joga atualmente na segunda divisão da competição criada pela FPF em janeiro. No entanto, já conquistou um lugar no torneio de apuramento para o principal escalão da modalidade, uma decisão que será discutida ainda esta semana.

Quando questionado sobre quais são os atuais objetivos deste jovem conjunto, o extremo salientou com determinação na voz que ambiciona subir ao principal escalão ainda esta época.

“Nós estamos atualmente na segunda divisão na Liga de eSports da Federação Portuguesa de Futebol e, como é óbvio, desejamos subir este ano”.

Mas confessou que será um caminho cheio de obstáculos, pois os argumentos de alguns clubes são bem maiores do que os sadinos podem oferecer neste momento.

“Não será fácil, porque há clubes que oferecem enormes regalias aos seus jogadores: Como espaços para treinarem ou até mesmo o facto de oferecerem Playstations a todos os membros da equipa. No nosso caso, temos de conciliar tudo, desde o material, aos horários dos treinos – porque ninguém da equipa vive dos eSports, ou seja trabalham. Por vezes temos de fazer sondagens no seio do grupo para saber quem pode ir aos treinos e até mesmo aos jogos”.

Pelo meio, apercebemo-nos que, no FIFA, João Amaral  não joga na frente de ataque… mas sim a defesa central. Um dado que, para quem o conhece pessoalmente, não será uma novidade, pois é uma posição pela qual tem grande fascínio no mundo real.

“No início até comecei a jogar à frente, a extremo, só que no Pro Clubs toda a gente quer ser atacante, na defesa as pessoas acham aquilo chato. No meu caso, como gosto de jogar atrás acabei por descer no campo e dei o lugar a outro, aliás, nas peladinhas que fazemos aqui nos treinos do Vitória eu jogo a defesa central e não a extremo – é uma posição que eu gosto até na vida real”.

No final, para nosso regozijo, quisemos saber qual teria sido o futebolista mais difícil que o extremo enfrentou no FIFA. Uma reposta que estava na ponta da língua de João Amaral.

"Eu jogo muito com o André Geraldes, mas o jogador mais difícil de enfrentar é mesmo o André Claro, que agora está no Estoril. (risos)".

Leia a primeira parte da entrevista de João Amaral aqui.

[notícia atualizada às 13h25]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório