Procurar

FC Porto procura primeira vitória no Mundial de Clubes contra Messi

Dragões de Martín Anselmi procuram triunfo depois de arranque com nulo frente ao Palmeiras. Lionel Messi é a grande estrela do Inter Miami, mas não faltam outras caras bem conhecidas.

FC Porto procura primeira vitória no Mundial de Clubes contra Messi

© Getty Images

Lusa
19/06/2025 08:15 ‧ há 3 meses por Lusa

O FC Porto defronta esta quinta-feira o anfitrião Inter Miami, de Lionel Messi, na segunda jornada do Grupo A do Mundial de clubes de futebol, depois de uma primeira ronda em que ambos empataram a zero.

 

O encontro entre os portugueses e os norte-americanos está marcado para as 15:00 locais (20:00 em Lisboa), no Mercedez-Benz Stadium, em Atlanta, e pode ser determinante nas contas do apuramento para os oitavos de final.

Quando os dois conjuntos entrarem em campo já saberão o desfecho do outro encontro do agrupamento, entre os brasileiros do Palmeiras, de Abel Ferreira, e os egípcios do Al Ahly, às 12:00 locais (17:00 em Lisboa), no MetLife Stadium, em East Rutherford.

Os 'dragões', vencedores da Taça Intercontinental -- que atribuía o título oficioso de campeão mundial - em 1987 e 2004, partem como favoritos, perante um Inter Miami liderado por Lionel Messi, um dos melhores de sempre, para muitos o melhor.

O argentino, de 37 anos, já tem história com o FC Porto, pois foi frente aos 'azuis e brancos' que, em 16 de novembro de 2003, há mais de 21 anos, cumpriu o primeiro jogo pela equipa principal do FC Barcelona, no particular que inaugurou o Estádio do Dragão.

Então com 16 anos, entrou a 15 minutos do fim, já com o FC Porto a vencer por 2-0, mas, a 'sério', vingar-se-ia no reencontro com os 'dragões', com um golo e uma assistência na Supertaça Europeia de 2011, num triunfo do 'Barça' por 2-0.

Desta vez, Messi está, porém, num muito mais frágil Inter Miami, equipa que, ainda assim, conta com uma série de estrelas, todas também ex-'Barça' e já em trajetória descendente, como os espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets e o uruguaio Luis Suárez.

Face a craques deste nível, o FC Porto não pode, porém, facilitar, depois de ter deixado algumas boas indicações na estreia, com destaque para o guarda-redes Cláudio Ramos, que fez esquecer o lesionado Diogo Costa, e o 'miúdo' Rodrigo Mora.

No primeiro jogo, destaque também para a estreia do médio espanhol Gabri Veiga, contratado aos sauditas do Al Ahly para 2025/26, que poderá repetir a presença no 'onze'.

O sexto dia da prova inclui ainda os dois jogos da segunda jornada do Grupo B, com destaque para o embate entre os vencedores da ronda inaugural, o Paris Saint-Germain (4-0 ao Atlético de Madrid) e o Botafogo (2-1 ao Seattle Sounders).

O Mundial de clubes, alargado a 32 equipas, começa com uma fase de grupos, com os dois primeiros de cada um dos oito agrupamentos a seguir para os oitavos de final, que dão início à fase a eliminar, seguindo-se os quartos de final, as meias-finais e a final, em 13 de julho, no MetLife Stadium, em East Rutherford.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si