Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting vence em Tondela com golo aos 90+8'

Golo tardio de Coates permite, à equipa de Jorge Jesus, voltar a igualar o Benfica no segundo lugar. Já o Tondela, cai para o 11.º lugar.

Sporting vence em Tondela com golo aos 90+8'

Se FC Porto e Benfica foram capazes de terminar a 23.ª jornada com goleadas, o mesmo não se pode dizer do Sporting. A equipa de Jorge Jesus sofreu a bom sofrer e teve de esperar até (bem) depois do tempo de compensação para chegar ao triunfo.

Miguel Cardoso abriu a contagem, Bas Dost empatou ainda na primeira parte, e, aos 90+8, Sebastián Coates – já depois de Jérémy Mathieu ter sido expulso – fez o golo que permitiu, ao Sporting, voltar a igualar o Benfica no segundo lugar do campeonato. 

Suplemento BD para contrariar beirões “hardcore”

Pepa prometeu… e cumpriu. Foi mesmo um Tondela “hardcore” aquele que se apresentou no estádio João Cardoso, obrigando um leão, por vezes, demasiado ‘soft’, a esforços adicionais para conseguir impor o seu futebol.

Combativos no meio-campo e com uma surpreendente facilidade de processos na frente de ataque, os beirões desde cedo mostrar àquilo que vinham. Levaram o jogo para o meio-campo defensivo do Sporting e só precisaram de 13 minutos para abrir o marcador.

Num veloz contra-ataque iniciado num grande passe de David Bruno, Tomané cavalgou e passou para Miguel Cardoso, que beneficiou da falta de agressividade de Coates para se conseguir isolar e bater Rui Patrício.

A equipa de Jorge Jesus pareceu ficar ‘atordoada’ com o golo beirão. Passe errado atrás de passe errado, ia comprometendo o seu jogo, até que, por fim, William Carvalho pegou no jogo. Assim que passou a ter mais bola, o médio português conseguiu acalmar os ânimos e, aos poucos, repor a tranquilidade nos seus companheiros.

Foi assim, mais tranquilo, que, aos 19 minutos, Gelson deu o primeiro sinal de perigo, com um potente remate de fora da área. Menos de dez minutos depois, Acuña ‘inventou’ uma jogada na ala esquerda e cruzou para Bas Dost. O holandês, regressado de lesão, não desperdiçou e fez o que costuma fazer: golo.

A igualdade empolgou os leões, que, ainda antes do intervalo, dispôs de três boas oportunidades para consumar a reviravolta. A falta de pontaria de Mathieu, assim como a elasticidade de Cláudio Ramos mantiveram, no entanto, o 1-1 ao apito para o descanso.

Coates apareceu tarde... mas em boa hora

A segunda parte começou como a primeira. O Sporting com mais bola, mas o Tondela mais esclarecido. Sem a intensidade da primeira parte, a equipa de Pepa mostrou-se mais criteriosa, mas sem deixar de ser perigosa.

Tornou-se, no entanto, ainda mais perigosa depois da hora de jogo. Jérémy Mathieu viu o primeiro cartão amarelo aos 54 minutos, por derrubar Tomané, e, apenas seis minutos depois, viu o segundo, por colocar a mão no pescoço de Pedro Nuno.

Com uma grande dor de cabeça em mãos, Jorge Jesus não mexeu. Fez recuar William, que passou a jogar ao lado de Coates. Quem mudou foi Pepa, que ordenou a sua equipa a usar e abusar das bolas nas costas da defesa verde e branca.

Aos poucos, os leões foram conseguindo anular as investidas beirãs e ameaçando a baliza de Cláudio Ramos. Não conseguiram chegar ao golo durante os 90 minutos, nem durante os quatro minutos de tempo regulamentar dados por João Capela. O golo do triunfo acabou mesmo por surgir aos… 90+8’, numa jogada de insistência que acabou com um pontapé de Coates para o fundo das redes.

Momento do jogo: Frente a um Tondela em grande plano, o Sporting teve de dobrar esforços para anular o golo inaugural de Miguel Cardoso. E teve de fazer das tripas coração para chegar à vitória, já oito minutos depois dos 90, numa jogada de insistência concluída por Coates.

-------------------------------------------------

90' - Apito final em Tondela.

74' - Tondela esgota as substituições. Pepa lança o estreante Delgado para o lugar de Tyler Boyd.

66' - Jogada polémica na grande área do Sporting. O recém-entrado Murilo, 'ensanduichado' por William e Piccini, cai no relvado. João Capela mostra-lhe o cartão amarelo por simulação.

63' - Pepa faz duas alterações de uma assentada. Saem Pedro Nuno e Miguel Cardoso, entram Murilo e Joca. 

60' - Jérémy Mathieu recebe o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho. Atitude imponderada do central do Sporting, que já tinha o cartão amarelo. Com o jogo interrompido, colocou a mão no pescoço de Pedro Nuno e foi expulso.

59' - Substituição no Sporting. Rúben Ribeiro entra para o lugar de Bruno César. Marcos Acuña recua para o lado esquerdo da defesa.

57' - Pedro Nuno teve tudo para marcar! Apareceu na grande área com tempo e espaço, mas um corte 'milagroso' de Gelson impediu estragos significativos.

54' - Mathieu recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O internacional francês travou Tomané quando este seguia para o contra-ataque.

46' - Arranca a segunda parte no estádio João Cardoso. O Sporting regressa dos balneários com uma alteração: entrou Seydou Doumbia para o lugar de Fredy Montero.

45' - Bruno Fernandes enche o pé, acerta em Hélder Tavares, a bola sai pela linha de fundo e João Capela apita... para o intervalo. Uma boa primeira parte de futebol chega ao fim com protestos da equipa do Sporting, que entendia que o árbitro deveria ter permitido a marcação do pontapé de canto.

44' - Agora é a vez de Cláudio Ramos brilhar! Bruno Fernandes encheu o pé e, quando parecia que a bola que ia entrar, o guarda-redes do Tondela realizou uma fantástica estirada.

37' - Nova oportunidade para o Sporting. Bruno Fernandes, na marcação de um pontapé livre lateral, colocou a bola no coração da área. Após alguma confusão, esta acaba nos pés de Mathieu, que, com um pontapé acrobático, atira ao lado.

32' - Defesa monumental de Rui Patrício! Tyler Boyd desferiu um remate violento à queima-roupa, mas o guarda-redes leonino, com grandes reflexos, desviou para canto.

26' - GOOOOOOOOOOOOOLO do Sporting! Marcos Acuña, após grande trabalho individual na ala esquerda, cruzou para a grande área, onde apareceu o 'regressado' Bas Dost, a cabecear para o fundo das redes. Está reposta a igualdade em Tondela.

19' - Primeiro real sinal de perigo do Sporting. Gelson recebe a bola à entrada da área, roda e remata, para defesa a dois tempos de Cláudio Ramos.

15' - O Tondela melhor no primeiro quarto-de-hora de jogo. Tirando um ou outro caso, o Sporting vai tendo dificuldades em partir em ataque organizado. A equipa de Pepa, combativa no meio-campo e, com processos simples, vai conseguindo chegar à grande área leonina com demasiada facilidade.

13' - GOOOOOOOOOOOOLO do Tondela! Jogada de contra-ataque bem conduzida por Tomané, que assiste Miguel Cardoso para o primeiro golo da noite. Sebastián Coates, demasiado 'tenro' na hora de cortar o passe, fica mal na fotografia.

1' - Apito inicial no estádio João Cardoso. O Sporting dá o pontapé de saída no reduto do Tondela.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Bruno César, William, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña; Montero e Bas Dost.

'Onze' do Tondela: Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Jorge Fernandes, Joãozinho; Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Tyler Boyd, Miguel Cardoso; Pedro Nuno e Tomané.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório