Powered bySolverde
Disclaimer

Lyon vai "recorrer imediatamente" da "incompreensível" despromoção

Emblema punido de forma administrativa ao segundo escalão do futebol francês, confirmada hoje pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou a Liga francesa de futebol profissional (LFP).

LYON, FRANCE - MAY 16: Olympique Lyonnais owner John Textor during the Arkema Premiere Ligue Feminine, Final match between Lyon and Paris Saint-Germain on May 16, 2025 in Lyon, France. (Photo by Eurasia Sport Images/Getty Images)

© Getty Images

Lusa
24/06/2025 23:19 ‧ há 3 semanas por Lusa

Desporto

França

O Lyon vai "recorrer imediatamente" da "incompreensível" despromoção administrativa ao segundo escalão do futebol francês, confirmada hoje pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou a Liga francesa de futebol profissional (LFP).

 

Esta comissão independente da LFP, responsável por controlar as contas dos clubes de futebol, confirmou a decisão de 15 de novembro de 2024, quando ameaçou o clube com a descida, devido à sua situação financeira, então com uma dívida calculada em 500 milhões de euros (ME), e o impediu de contratar jogadores no mercado de inverno.

"Vamos apresentar um recurso para demonstrar a nossa capacidade para fornecer os recursos financeiros necessários para garantir a manutenção do Olympique Lyonnais na Ligue 1", lê-se no comunicado do clube liderado pelo norte-americano John Textor desde 05 de maio de 2023.

Apesar de ter sido incapaz de convencer o órgão regulador financeiro de suspender as medidas preventivas, o clube, sete vezes campeão de França, deu conta do seu compromisso para se manter no principal escalão, no qual alinhou nas últimas 36 épocas.

"Nos últimos meses, trabalhámos em estreita colaboração com a DNCG, correspondendo a todas as suas exigências, com investimentos de capital superiores aos valores solicitados", assegurou.

Entre estes negócios, está a venda, por parte da Eagle Football Holding dos 43% dos ingleses do Crystal Palace, por 222 ME, a transferência de Rayan Cherki, para o Manchester City, por 42,5 ME, e a redução da massa salarial, com o fim dos contratos de Alexandre Lacazette, Nicolas Tagliafico e do português Anthony Lopes.

"Graças às injeções de capital feitas pelos nossos acionistas e à venda [de parte] do Crystal Palace, a nossa tesouraria melhorou consideravelmente e dispomos de fundos mais do que suficientes para a época 2025/26", rematou o clube.

O Lyon tem sete dias para recorrer da descida administrativa, mas, caso se confirme a despromoção, a sua vaga vai ser ocupada pelo Reims, que foi derrotado pelo Metz no play-off de acesso à Ligue 1.

Na época passada, 'les gones', com o treinador português Paulo Fonseca, terminaram no sexto lugar do campeonato, em posição de acesso à Liga Europa, com 57 pontos, a longínquos 27 pontos do tetracampeão francês e vencedor da Liga dos Campeões Paris Saint-Germain.

Paulo Fonseca assumiu o comando técnico da equipa, depois de ter começado a temporada no AC Milan, acabando a temporada na bancada, devido ao castigo de nove meses, até 30 de novembro próximo, por intimidar um árbitro.

Leia Também: Lyon, de Paulo Fonseca, despromovido à 2.ª divisão francesa

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Diogo Jota

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas