Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Benfica exige "demissão" de juiz que despenalizou Bruno de Carvalho

Clube da Luz considera que José Manuel Gião Falcato "não tem condições para continuar a exercer funções de juiz".

Benfica exige "demissão" de juiz que despenalizou Bruno de Carvalho

O Benfica exigiu, em comunicado, que José Manuel Gião Falcato, “árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto que analisou e foi relator de processos que conduziram à despenalização de castigos aplicados ao presidente e ao diretor de comunicação” do Sporting, seja “imediatamente destituído”.

O clube da Luz sublinha que o juiz em causa é “confesso fervoroso entusiasta do Sporting”, pelo que deixa uma questão: “Como é que José Manuel Gião Falcato terá preenchido a declaração de ‘independência e imparcialidade’?”.

“Apesar do assumido fervor clubístico, este juiz analisou processos de recursos interpostos pelo Sporting e que, concretamente, resultaram em despenalizações de castigos aplicados ao presidente, Bruno de Carvalho, e ao diretor de comunicação. Mais: na polémica decisão que despenalizou Bruno de Carvalho não só foi juiz como relator do processo, contrariando a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina e considerando que os insultos proferidos pelo dirigente a um funcionário do Gil Vicente configuraram uma ‘simples violação do dever de urbanidade’”, assinala.

“Por muito menos houve quem assumisse de imediato a decisão de se demitir, sendo que no caso que diz respeito ao juiz Falcato é completamente posto em causa o princípio da isenção e idoneidade sobre as suas decisões. A credibilidade daquele tribunal exige a cessação de funções”, remata.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório