Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Russia quer juntar-se à Agência Mundial Antidoping em investigação

A justiça russa pediu à Agência Mundial Antidoping (AMA) para se poder juntar às investigações quanto às novas informações sobre casos de doping no país, que resultaram na penalização internacional dos seus atletas nos últimos anos.

Russia quer juntar-se à Agência Mundial Antidoping em investigação
Notícias ao Minuto

16:40 - 13/11/17 por Lusa

Desporto Justiça

A AMA disse na sexta-feira ter obtido uma base de dados com todos os testes antidoping do laboratório de Moscovo entre os anos de 2012 e 2015, que poderiam corroborar as alegações do então diretor Grigory Rodchenckov, sobre uma vasta conspiração de doping.

Quando o escândalo veio a público, o russo, temendo pela própria vida, refugiou-se nos Estados Unidos, onde continuou a lançar acusações contra as autoridades russas, sendo agora alvo de um mandato de busca internacional.

A porta-voz do comité de investigação russo, Svetlana Petrenko, garante que o organismo está "pronto para cooperar" com a AMA e já enviou um pedido oficial nesse sentido.

O pedido russo ocorre uma semana depois de ter alegado tentativas frustradas para obter a base de dados, na posse da AMA.

Petrenko disse quinta-feira que Rodchenkov tentou persuadir o seu sucessor no laboratório de Moscovo a dar-lhe a base de dados, sendo que posteriormente ela mesmo contactou o comité de investigação e garantiu essa informação.

Na quarta-feira, o presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR) disse à imprensa do seu país que a investigação oficial desmente as acusações da existência de um esquema de doping organizado na Rússia denunciado no relatório McLaren.

O líder do COR tinha anunciado que a informação da investigação oficial, realizada por um comité nomeado para o efeito, iria ser enviada para a AMA e manifestou-se confiante de que a mesma seria "tida em conta".

No final de 2015 um relatório elaborado pelo canadiano Richard McLaren denunciou uma rede de doping no desporto russo que envolvia várias instituições governamentais, com a participação dos serviços secretos daquele país.

Este relatório implicou cerca de 1.000 atletas em práticas de dopagem nos Jogos Olímpicos de verão Londres2012 e de inverno Sochi2014.

Depois de o Comité Olímpico Internacional (COI) ter colocado a decisão nas federações de modalidade, muitos atletas russos foram impedidos de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório