Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Leão alimentado a promessas implora por fim de 15 anos de jejum

Após a conquista do campeonato nacional, em 2001/2002, o Sporting apenas venceu quatro títulos e nenhum deles foi o da I Liga. Um momento difícil na história dos leões que mereceu a atenção do Desporto ao Minuto.

Leão alimentado a promessas implora por fim de 15 anos de jejum
Notícias ao Minuto

08:10 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Depois de 15 anos sem conseguir conquistar o campeonato nacional e com apenas quatro troféus no palmarés, o Sporting continua à procura de ganhar terreno para com os seus rivais diretos: Benfica (que em pleno século XXI conquistou o inédito tetracampeonato) e FC Porto (que venceu três títulos europeus e também foi tetracampeão na última década e meia).

Com diversas interrogações no ar sobre o atual momento do Sporting o Desporto ao Minuto, partiu à busca e tentou encontrar algumas respostas para o jejum do leão.

Algumas delas surgem pela voz de André Marques, antigo jogador do Sporting e formado na 'cantera' de Alcochete, e questioná-lo sobre o que tem impossibilitando ao clube de Alvalade de singrar.

Gestão tremida afasta leões do título

Quando questionado, o jogador foi bastante claro e referiu que o grande problema do Sporting tem sido a gestão tumultuosa que tem existido nos últimos anos, com muitas mexidas no clube - desde a direção à equipa principal.

"O que tem afetado o Sporting nos últimos 15 anos é terem havido muitos presidentes, muitos treinadores e grandes dívidas, que não ajudam o clube a encontrar o equilíbrio e estabilidade que é necessária para se ganhar o campeonato", começou por dizer André Marques.

"Acho mesmo que o grande problema do Sporting é a gestão: Os jogadores que entram, os jogadores que saem e as próprias decisões do clube, porém essas três vertentes não funcionam mesmo bem", acrescentou.

Dando seguimento à linha de pensamento do atleta, podemos comprovar que desde que Boloni saiu dos leões após ter sido campeão nacional, em 2001/2002, o Sporting teve 17 treinadores – contando com Jorge Jesus - ao longo de 15 anos. Números que comprovam essa mesma instabilidade

Fernando Santos Sá Pinto
José Peseiro Oceano
Carlos Carvalhal Frank Vercauteren
Paulo Sérgio Jesualdo Ferreira
Alberto Cabral Leonardo Jardim
José Couceiro Marco Silva
Domingos Paciência Jorge Jesus

Quanto aos presidentes que passaram pelo clube, o emblema verde e branco elegeu cinco líderes desde 2000, adotando uma linha de raciocínio diferente dos seus rivais, isto porque Luís Filipe Vieira (Benfica) está no poder desde 2003 e Jorge Pinto da Costa no FC Porto há já mais de 30 anos - desde 1982.

Bruno de Carvalho (2013 - até ao momento)
Godinho Lopes (2011-2013)
José Bettencourt (2009-2011)
Soares Franco (2005-2009)
Dia da Cunha (2000-2005)

Porém, na ótica de André Marques, a política de contratações dos leões também tem demonstrado grandes lacunas em comparação com os restantes clubes nacionais.

"Se olharmos para trás, houve 2/3 anos que gastaram milhões em jogadores e o resultado foi zero… Contratam jogadores por valores grandes e depois acabam por não render, como Labyad ou Sinama Pongolle que custaram imenso e andaram emprestados por muito tempo, ou seja, o clube andava a comprar por comprar. Para além disso, os jogadores tinham um salário avultado e não eram utilizados na equipa leonina", acrescentou o antigo jogador dos leões.

Se formos analisar algumas das últimas transferências que o clube fez, podemos verificar que o emblema verde e branco tem gasto dinheiro em jogadores que mal calçam as botas e acabam por somar escassos minutos no final da temporada desportiva.

Sinama Pongolle (1 época/8 jogos) Torsiglieri (1 época/23 jogos)
Valeri Bojinov (1 época/16 jogos) Jefrren (3 épocas/39 jogos)
Felipe Caicedo (1 época/11 jogos) Zakaria Labyad (1 época/27 jogos)
Miguel Angulo (1 época/8 jogos) Pranjic (1 época/18 jogos)
Timo Hildebrand (1 época/3 jogos) Boulahroz (1 época/19 jogos)
Milan Purovic (3 épocas/27 jogos) Elias (3 épocas/65 jogos)

Geração Bruno de Carvalho, novos horizontes?

Com entrada de Bruno de Carvalho para o Sporting, muitos adeptos ficaram na expetativa de que o novo líder iria trazer o clube a novos mares, porém desde a sua chegada, contratou três treinadores (Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus) e apenas conquistou dois títulos (Taça de Portugal e Supertaça Cândido Oliveira).

Para André Marques a entrada de Bruno de Carvalho e a consequente escolha de Jorge Jesus não foram as melhores escolhas para o emblema.

"Desde a entrada de Bruno de Carvalho para o Sporting que o clube tem falado mais do que propriamente partir para a ação. Acredito que o Benfica nos próximos anos será superior e manterá este nível de consistência que tem apresentado nos últimos anos", afirmou.

O defesa português acredita que não tem existido estabilidade no seio dos leões, sendo que a equipa acaba por sofrer com isso e os resultados não aparecem.

"Por exemplo quando Sporting ou FC Porto perdem um jogo, parece que é o fim do mundo, parece que o clube fica logo a tremer, e no Benfica também perderam partidas mas conseguiram manter o seu equilibro. O Sporting não tem sido campeão estes anos todos, muito porque o Benfica tem sido muito organizado, consistente e compacto ao longo do tempo", salientou.

Conseguirá o Sporting vir ao de cima e vencer o campeonato?

Para finalizar, foi perguntado a André Marques se os leões têm hipóteses e as 'armas' certas para vencer o campeonato num futuro próximo…. sendo que a sua resposta foi um redondo não.

Isto porque, segundo a sua linha de pensamento, a equipa comandada por Jorge Jesus "voltou à estaca zero" ao ter terminado a presente temporada no terceiro posto da tabela classificativa.

"Depois do que vi esta época, acho que será muito complicado para o Sporting vencer o campeonato nacional. Tenho de ser sincero, acabou a primeira temporada de Jesus e pensei que os leões iriam ser campeões mais cedo ou mais… mas agora tenho muitas dúvidas, acho que tudo voltou à estaca zero", finalizou o atleta de 29 anos.

Será que o Sporting continuará na procura incessante pelo campeonato nacional nos próximos anos ou acabará por conquistar o ‘caneco’ já na próxima época?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório