Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Chegar ao nível de Zivkovic e Cervi? "Se essa oportunidade chegar..."

Diogo Gonçalves tem o sonho de chegar à equipa principal do Benfica. Será em 2017/18? O jovem extremo prefere focar-se no presente e esperar pela oportunidade.

Chegar ao nível de Zivkovic e Cervi? "Se essa oportunidade chegar..."
Notícias ao Minuto

08:45 - 10/04/17 por Ruben Valente c/ Francisco Amaral Santos

Desporto Diogo Gonçalves

É o jogador com mais assistências [sete] na II Liga atualmente, a par de Fausto Lourenço (Freamunde) e Amilton Silva (Portimonense). Com apenas 20 anos, Diogo Gonçalves tem dado nas vistas ao serviço da equipa B do Benfica, mas não só.

Brilhou no Campeonato da Europa de sub-19 em 2016 e foi considerado um dos jovens a seguir pela UEFA.

Rui Vitória estará atento ao seu desenvolvimento e o extremo só ‘reclama’ por uma oportunidade para cumprir o seu sonho: chegar à equipa principal do Benfica.

Numa entrevista concedida ao Desporto ao Minuto, Diogo Gonçalves confessou que a aposta da direção encarnada nos jovens formados no clube e exemplos como os de Lindelof e Nélson Semedo dão-lhe mais alento para acreditar na tão desejada “oportunidade”.

Foste destacado pela UEFA como um dos 10 jovens a seguir depois da tua campanha no Europeu de sub-19 e és apontado por muitos como uma das maiores promessas que do Benfica. Achas que o salto para a equipa principal pode já acontecer na próxima temporada?

Sinceramente, estou focado no presente. Claro que isso é um sonho. Todos os jovens que estão nesta casa têm esse sonho, mas devem-se focar no dia-a-dia e sempre no próximo jogo, porque como toda a estrutura do Benfica diz, a aposta do clube é a formação e cabe a nós trabalhar para quando tivermos uma oportunidade, estarmos à altura do desafio.

Jogas habitualmente como extremo, que é uma posição onde o Benfica tem habitualmente jogadores de grande qualidade. Achas que o facto de jogares nessa posição pode estar a atrasar a tua chegada à equipa principal?

É certo que há jogadores de grande qualidade nessas posições, mas, ao estar com eles, também se aprende. Vemos o que eles fazem de melhor, vemos o que fazem de pior… Também para aprendermos aquilo que não podemos fazer. Mas não é apenas nessas posições que o Benfica tem grande qualidade.

Como exemplo, o Zivkovic e o Cervi são jogadores que atuam na tua posição e têm praticamente a tua idade [20 e 22 anos respetivamente]. O que achas que te falta para chegar ao nível deles?

O que é que me falta? Falta-me ter oportunidade, como é óbvio. Sonho com isso, mas como já disse estou focado no meu trabalho. O clube é que gere essas coisas e acho que estão a fazer bem as coisas. É esperar e, se essa oportunidade acontecer, agarrá-la da melhor forma.

Costumas falar com o mister Rui Vitória? Ele assiste muitos aos vossos jogos?

Acho que sim. Tanto o mister como toda a estrutura da equipa principal estão atentos ao nosso trabalho. O Benfica é um todo. É como se não existisse uma equipa A e uma equipa B. Não tenho muito contacto com o Rui Vitória, mas há muita comunicação entre equipa A e equipa B.

Como é o ambiente com os jogadores da equipa principal? Eles dão-te alguns conselhos?

É muito bom, eles metem-nos sempre muito à vontade. Dão-me alguns conselhos, mas prefiro guardar isso para mim (risos).

Quando a estrutura presidencial diz que as portas estão abertas e que a aposta na formação vai ser grande, dá-nos alento e isso é muito positivo para nósCasos como o de Lindelof ou Nélson Semedo, que são jogadores que se impuseram na equipa principal, dão-vos motivação para ambicionar, ainda mais, chegar à equipa A?

Claro, como é óbvio. Eles jogaram connosco e isso dá-nos um alento maior para continuar a trabalhar e ver o nosso esforço recompensado. Quando a estrutura presidencial diz que as portas estão abertas e que a aposta na formação vai ser grande, dá-nos alento e isso é muito positivo para nós.

Vão mantendo o contacto com eles, apesar de estarem em formações diferentes?

Sim, mantemos sempre. Sempre tivemos uma amizade fora de campo e existe muito espírito de grupo aqui no Benfica.

No seu vídeo de despedida do Benfica, o Renato Sanches enumerou alguns jovens de grande qualidade que iriam vingar na equipa principal e foste um dos eleitos por ele. Como é que viste os elogios do teu antigo colega?

Foi bom, sobretudo vindo de um grande amigo de infância. Jogámos juntos desde os 10 anos. É um grande jogador e espero que ele tenha muito sucesso, como teve na época anterior.

Costumas manter o contacto com ele?

Sim, todos nós. Quando ele vem cá, tentamos sempre estar juntos. Ou mesmo quando está na Alemanha, ele manda mensagens e às vezes temos algumas brincadeiras. Acho que são coisas normais no futebol ficar este tipo de relações.

Fazendo o mesmo que o Renato, que colegas teus destacavas?

Não gosto de individualizar. Todos nós na equipa B temos capacidade para chegar à equipa principal. Caso contrário não estávamos cá. Existem muitos jovens com grande qualidade.

Sporting ou FC Porto? Estou focado apenas e só no Benfica. O Benfica é o clube do meu coração.Existem também outros jovens formados no Benfica, que acabaram por ter de ir para o estrangeiro para vingar. Casos como o de Bernardo Silva, Hélder Costa e João Cancelo. Consideras seguir um caminho como o deles?

Não penso muito nisso. Penso que se trabalhar no dia-a-dia vou ter sucesso. O melhor virá depois. Mas o grande objetivo é afirmar-me no Benfica.

Mas não sonhas em jogar numa liga estrangeira? São muitos os jovens jogadores que ambicionam chegar à Premier League...

Claro, o futuro a Deus pertence. Mas volto a referir que o meu sonho é jogar na equipa principal do Benfica. Vamos ver o que futuro dirá.

O lugar de extremo é a posição onde, grande parte das vezes, joga o jogador mais virtuoso da equipa. Tens algum ídolo ou algum jogador que gostes particularmente?

Quando era miúdo seguia muito o Simão Sabrosa. Mais tarde, gostei muito do Cristiano Ronaldo e do Di María. Gosto também do Hazard, do Gaitán, quando cá estava… um pouco por aí.

Imagina que surgiria um convite do FC Porto ou do Sporting para integrares a equipa principal. Como encaravas essa possibilidade?

Estou focado apenas e só no Benfica. O Benfica é o clube do meu coração.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório