Antero Henrique: 26 anos de 'disponibilidade ímpar' deixam Dragão

Começou como responsável pela renovação dos associados e sai como administrador. Saída já vinha sendo falado há algum tempo, mas Antero terá querido esperar pelo final do mercado de transferências para anunciar a sua decisão e pedir a saída do clube. Poderá abraçar novo projeto no futuro.

Notícia

© Global Imagens

Paulo Jorge Rocha
02/09/2016 07:00 ‧ 02/09/2016 por Paulo Jorge Rocha

Desporto

FC Porto

Um dos homens-fortes do FC Porto, Antero Henrique, deixou a direção do clube, anunciaram ontem os ‘dragões’ em comunicado no seu site oficial. O antigo dirigente terá pedido para sair, alegando “razões pessoais” para tal, naquele que é um ponto final numa ligação que durou mais de 26 anos.

Ao longo de mais de um quarto de século, Antero Henrique desempenhou várias funções e, quando responsável pelo futebol azul e branco, foi visto como uma das caras do sucesso portista, levando no currículo sete campeonatos, quatro Taças de Portugal, seis Supertaças e uma Liga Europa.

Pinto da Costa havia dito que os rumores sobre a saída do ex-administrador da SAD, lançados nas últimas semanas, eram um “não assunto” e que este estaria para ficar. Mas a verdade é que Antero acaba agora por deixar o Estádio do Dragão depois de ter crescido dentro do clube.

Segundo O Jogo, o dirigente começou, em 1990, por ser um dos responsáveis pela renovação dos associados, saltando para a revista Dragões como coordenador. Foi depois assessor de imprensa e diretor das relações internacionais até que, em 2005, na sequência do processo Apito Dourado, assume a tutela do futebol portista, tornando-se no número dois de Pinto da Costa e também diretor-geral da SAD. Este ano, tornou-se administrador da sociedade.

Saiu agora, depois de um ano conturbado, altura em que se falou deste como possível rosto de uma disputa interna pelo poder, fazendo frente a Alexandre Pinto da Costa, a face da oposição.

Antero Henrique será agora substituído por Luís Gonçalves, antigo responsável pelo departamento de observação dos ‘azuis e brancos’ e vice-presidente e que atualmente desempenhava a função de coordenador do futebol jovem dos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Nas últimas semanas, falou-se do seu desejo em abraçar um projeto além-fronteiras, tendo vários clubes interessados. A situação não se confirmou, para já, pelo que apenas o futuro poderá confirmar ou desmentir a situação.

Para já, fechou-se uma era no FC Porto, com uma das figuras que vinha sendo apontado como sucessor de Pinto da Costa. Foram 26 anos de 'disponibilidade ímpar', afirmou o clube no comunicado divulgado ontem à noite.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Premier League

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas