FC Porto e Benfica, respetivamente, segundo e terceiro classificados da passada temporada do campeonato nacional de andebol, ficaram, ao final da manhã desta sexta-feira, a conhecer quais os rivais que terão pela frente, na nova temporada da Liga Europeia.
Os dragões estão inseridos no Grupo D, juntamente com o Knattspyrnufélagid Fram (da Islândia), e os vencedores das eliminatórias que colocarão, frente a frente, Elverum Handball (da Noruega) e Bathco BM Torrelavega (de Espanha), e RK Gorenje Velenje (da Eslovénis) e HC Kriens-Luzern (da Suíça).
As águias, por seu lado, ficaram colocadas no Grupo E, na companhia dos alemães do MT Melsungen e dos húngaros do FTC-Green Collect. Já a derradeira vaga, ficará decidida no duelo entre KGHM Chrobry Glogów (da Polónia) e HF Karlskrona (da Suécia).
A estas contas, pode juntar-se, brevemente, o ABC, que sabe, desde já, que, se conseguir bater o Irudek Bidasoa Irun (de Espanha), disputará o Grupo A com o SG Flensburg-Handewitt (da Alemanha), o AHC Potaissa Turda (da Roménia) e o vencedor da eliminatória entre Mors-Thy Handball (da Dinamarca) e Saint-Raphael Var Handball (de França).
O mesmo se aplica ao Marítimo, que medirá forças com o Skanderborg tendo em vista o apuramento para o Grupo C, onde já se encontram Fraikin BM Granollers (de Espanha) e RD LL Grosist Slovan (da Eslovénia). O CS Minaur Baia Mare (da Roménia) ou o Stjarnan (da Islândia) irão 'compor o ramalhete'.
A fase de grupos da Liga Europeia da EHF irá arrancar no próximo dia 14 de outubro, estando a sexta e última jornada agendada para 2 de dezembro. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo, recorde-se, garantirão o apuramento para a Ronda Principal.
Sporting 'sozinho' na Liga dos Campeões
O Sporting, campeão nacional em título, é a única equipa portuguesa com lugar na Liga dos Campeões de andebol, competição na qual fez história, na passada temporada, quando alcançou, pela primeira vez, os quartos de final, onde 'tombou' perante os franceses do HBC Nantes.
Os leões, já se sabe, irão partilhar o Grupo A com o Aalborg Håndbold (da Dinamarca), o Füchse Berlin (da Alemanha), o One Veszprém HC (da Hungria), o Industria Kielce (da Polónia), o HBC Nantes (de França), o Dinamo Bucuresti (da Roménia) e o Kolstad Håndball (da Noruega).
Neste caso, a bola irá começar a rolar no próximo dia 10 de setembro, desenrolando-se o torneio até 12 de março de 2026. Aí, os dois primeiros classificados de cada um dos grupos irá apurar-se diretamente para os quartos de final, e os terceiros, quartos, quintos e sextos ficarão remetidos a um playoff.
Quanto aos dois últimos classificados de cada um dos grupos, ficará automaticamente afastado das competições europeias. Estão, assim, lançados os dados para as prestações continentais das equipas portuguesas, em 2025/26. A única a conquistar um troféu desta magnitude, recorde-se, foi o Benfica, na temporada 2021/22, quando derrotou, numa final da Liga Europeia 'frenética', que só ficou resolvida após prolongamento, o SC Magdeburg por 40-39, na Altice Arena, na capital portuguesa de Lisboa.
Leia Também: Sporting contrata mais uma estrela espanhola: "Posso encaixar muito bem"