Cristóvão Carvalho, candidato assumido à presidência do Benfica, nas eleições que estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro, apelou, esta sexta-feira, a Luís Filipe Vieira que esclareça, de uma vez por todas, se pretende ou não apresentar-se a votos.
"Se decidir ser candidato a presidente do Benfica, que o assuma já, que traga o seu projeto, as suas ideias. Mas que serene este momento, que eu acho que não está a ser feliz para o Benfica", começou por afirmar o advogado, em entrevista concedida à Rádio Renascença, na qual apontou o dedo à postura adotada pelo antecessor de Rui Costa.
"Aquilo que eu peço a Luís Filipe Vieira, por toda a história que tem no Benfica, é que honre o nome do clube e rapidamente tome uma decisão. Porque continuar o Benfica a ser o palco deste tipo de comportamentos é algo que não me agrada, nem deve agradar a todos os benfiquistas", prosseguiu.
"Por isso, esperemos que muito rapidamente — provavelmente amanhã [sábado] — ele tome uma decisão", completou, fazendo alusão a uma entrevista que será publicada, na íntegra, pelo Correio da Manhã, onde o próprio poderá dissipar todas as dúvidas.
Na mesma entrevista, Cristóvão Carvalho também tece duras críticas ao atual presidente, Rui Costa, por ter aceite que o duelo da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Sporting, fosse agendado para 31 de julho, data contra a qual o próprio acabaria por se insurgir, alegando falta de descanso do plantel, após a participação no Campeonato do Mundo de Clubes.
"Sabia e tinha conhecimento de onde é que iria jogar, quando é que os seus jogadores viriam do Mundial de Clubes, portanto não tomou posição no momento certo e, agora, está mais em reação. Este amadorismo incomoda-me imenso", rematou.
Afinal, quem vai a votos na Luz?
Cristóvão Carvalho já tornou pública a intenção de se candidatar à presidência do Benfica, mas não foi o único. João Noronha Lopes (que perdeu as eleições de 2020 para Luís Filipe Vieira) também já se 'chegou à frente', assim como Martim Borges Coutinho Mayer, João Diogo Manteigas e o próprio Rui Costa, apesar das críticas de que tem vindo a ser alvo.
Ainda assim, a lista pode não se ficar por aqui. Além de Luís Filipe Vieira, também Mauro Xavier, comentador desportivo afeto aos encarnados, estará a ponderar a possibilidade de ir a votos. Paulo Parreira, conhecido adepto do clube da Luz, já afirmou, publicamente, que também pretende apresentar-se, ainda que reste perceber se tal se irá traduzir numa candidatura propriamente dita.
Certo é que a possibilidade de Rui Costa se manter no cargo dependerá (e muito) daquilo que a equipa principal de futebol fizer já nas próximas semanas, onde jogará duas 'cartadas' decisivas. Primeiro, com a Supertaça Cândido de Oliveira, onde terá pela frente o Sporting, e, depois, na caminhada rumo à Liga dos Campeões, onde o conjunto comandado por Bruno Lage terá de ultrapassar uma pré-eliminatória e um playoff para conseguir marcar lugar na tão desejada fase de liga, onde já está... o Sporting.
Leia Também: "Sérgio Conceição no Benfica é um 'tiro no pé' de Luís Filipe Vieira"