Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Polónia: Procurar a história com a alma do 'figurão' Lewandowski

Integrada no grupo C, a Polónia reencontra a Alemanha, adversário a quem complicou a vida na fase de apuramento. As 'águias brancas' têm uma grande capacidade ofensiva e irão ter a Ucrânia como opositor direto. Na sua terceira presença consecutiva, procuram inverter o rumo da história e ir além da fase de grupos. A verdade é que os polacos prometem e se Lewandowski é figura-mor, há outros nomes que irá ter de aprender a dizer...

Notícias ao Minuto

10:00 - 08/06/16 por Paulo Rocha

Desporto Grupo C

A Polónia chega ao terceiro europeu consecutivo da sua história. Desde 2008 que tem sido presença constante em fases finais e lembre-se que este Euro foi alargado para 24 equipas. Olhar para a nação de leste desde o relvado é confundi-la com Lewandowki,, a grande estrela da equipa.

Segunda classificada no apuramento, com 22 pontos, menos um do que a Alemanha, as ‘águias brancas’ poderão ajustar contas com a formação de Low, a quem complicaram bastante a vida. E poderão ter armas tanto para isso como para conseguir a história passagem aos ‘oitavos’ e ir longe na prova. Além de ‘Lewi’, há ainda Milik e Grosicki como elementos perigosos deste conjunto de Adam Nawalka, prova disso são os 33 golos que a equipa marcou na ‘corrida’ para estar em França.

Com uma equipa com um cariz mais trabalhador do que fantasista, os polacos deverão continuar a apostar em dois jogadores mais combativos no centro (mas com capacidade ofensiva), Krydchowiak e Maczynski, e num jogo mais vertical nas saídas para o ataque. Tudo isto para terminar em beleza… nos pés de Lewandowski.

Estrela da equipa: É mais do que unânime: Robert Lewandowski é o grande ‘figurão’. Já é o terceiro melhor marcador da equipa e só o seu registo na qualificação (13 golos em dez jogos) é um aviso mais do que sério. Ótimo com o pé direito, certeiro com o esquerdo e matador de cabeça, o capitão é a razão para a Polónia ter crescido. Parece que inspira os companheiros com as suas diagonais e, a formar dupla com Milik, promete deslumbrar em França. Grisiki e Blaszczykowski serão os seus municiadores.

O grande ausente: Devido a lesão, Rybus é a grande baixa. Com oito partidas realizadas na fase de apuramento, o lateral era um dos jogadores com mais peso na equipa e fica de fora. O lado esquerdo fica mais fraco sem as suas ‘correrias’ pelo flanco e o jogo tornar-se-á mais previsível. Outra cara conhecida que fica de fora é o benfiquista Dawidowicz, também preterido dos 28 pré-convocados.

Máximo goleador: Włodzimierz Lubański (48 golos) é o máximo goleador da equipa, e já vê Robert Lewandowski (34) muito perto, o corrente melhor marcador da equipa. O dianteiro polaco promete passar a lenda das ‘águias brancas’ e terá uma grande oportunidade para dar passos seguros rumo à imortalidade em solo gaulês. Basta fazer o que sabe melhor…

Sistema tático: Adam Nawalka pertenceu a uma das gerações douradas do futebol polaco, tendo integrado equipas onde também brilhavam Szmuda, Szarmach, Deyna, Lato e Boniek (2.º e 4.º maiores goleadores da equipa, respetivamente) e é um especialista tático por natureza. Faz a sua equipa alinhar num 4x4x2 vertical, com dois alas bem adiantados. A baliza é sempre a referência, mas sem deixar a consistência da equipa desaparecer. A Polónia promete e o jogo inicial com a Ucrânia promete ser decisivo na luta pelos ‘oitavos’.

Datas de jogos: Irlanda do Norte (12/6, 17h); Alemanha (16/6 20h); Ucrânia (21/6, 17h).

Estatuto: Surpresa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório