Menos de 24 horas após a dramática vitória frente à República da Irlanda (1-0), Portugal voltou a treinar na Cidade do Futebol, este domingo, com duas novas baixas para Roberto Martínez, além de um regresso, de olho na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Ao contrário do que aconteceu ao longo dos últimos dias, Rafael Leão e Gonçalo Inácio não treinaram às ordens do técnico espanhol, valendo a pena referir que o defesa do Sporting havia sido substituído no intervalo do jogo deste sábado, em Alvalade, com queixas físicas. Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu conta da dispensa de Rafael Leão, após "ponderação da condição física" do extremo do AC Milan.
Em sentido inverso, João Félix reiniciou o trabalho de preparação individual para o encontro diante da Hungria, agendado para esta terça-feira, já depois de ter estado a contas com uma mialgia, que o afastou da partida referente à terceira jornada do grupo F da qualificação via UEFA para o Mundial'2026.
De referir ainda que a sessão de treino pós-jogo aconteceu 'a meio gás', com o trabalho de recuperação no ginásio destinado aos jogadores mais utilizados frente à República da Irlanda, enquanto os restantes jogadores convocados apresentaram-se no relvado da Cidade do Futebol, em Oeiras.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) referiu ainda que a seleção nacional voltará a treinar, no mesmo local, a partir das 17 horas (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira, logo após a habitual conferência de imprensa, de Roberto Martínez com mais um jogador, pelas 16 horas, na antevisão ao Portugal-Hungria, que poderá ditar o carimbo do apuramento português para o Mundial'2026.
Recorde-se que, por esta altura, Portugal ocupa a primeira posição do grupo F, com nove pontos em nove possíveis, fruto de três vitórias nas primeiras três jornadas, num ciclo que arrancou com uma goleada na Arménia (0-5), à qual se seguiu um triunfo tangencial na Hungria (2-3). Logo atrás de Portugal, segue a Hungria, com quatro pontos, só depois a Arménia, com três, pelo que a República da Irlanda é última classificada, com apenas um ponto.
Contas feitas, a seleção nacional precisa de vencer os húngaros e aguardar que a Arménia não derrote a República da Irlanda, esta terça-feira, de forma a confirmar o apuramento direto para o Campeonato do Mundo, valendo a pena recordar que os primeiros classificados passam diretamente, enquanto os segundos classificados discutem um playoff de qualificação.
[Notícia atualizada às 21h23]
Leia Também: Roberto Martínez dá explicações sobre a lesão de Gonçalo Inácio