O Sporting arrancou, esta terça-feira, com o pé direito na Taça Europa, ao vencer, por 3-0, o Rosengard, no Estádio Aurélio Pereira, na primeira mão da segunda pré-eliminatória.
Uma falha de energia na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, impediu o início de jogo à hora original.
Depois de um atraso de cerca dez minutos, a partida começou e as leoas cedo impuseram a sua lei.
O golo apareceu apenas aos 39', por Madison Haugen, com o pé direito, com um belo remate à entrada da área, na sequência de um mau corte da defesa contrária.
Na segunda parte, o Rosengard entrou melhor e conseguiu deixar em sobressalto a defesa local num lance perigoso protagonizado por Ísabella Tryggvadóttir, aos 57 minutos.
No entanto, foram as comandadas de Micael Sequeira a chegarem a uma vantagem mais confortável no marcador. Aos 59', Carolina Santiago finalmente foi recompensada pelo seu esforço ao longo da partida, com uma finalização ao primeiro poste, após cruzamento de Beatriz Fonseca.
No regresso a Alvalade, Carolina Santiago, de 19 anos, não tem desiludido neste arranque de temporada, somando já cinco golos golos em seis jogos. Recentemente, renovou contrato até 2029 e foi eleita a melhor jogadora da Liga BPI no mês de setembro.
A formação escandinava procurou reentrar na discussão do resultado, criando, sem sucesso, algumas ocasiões de golo junto da baliza defendida por Catarina Potra.
Em tempo de compensação, aos 90'+5, a média Bonsegundo sentenciou as contas da partida.
No final do jogo, o técnico Micael Sequeira fez a análise da partida. "Foi uma excelente exibição da nossa parte. As jogadoras estiveram ao nível altíssimo perante um adversário que difícil. É o atual campeão da Suécia e o próximo jogo na casa do adversário não vai ser fácil. O campo é sintético, vai ser um ambiente difícil e, portanto, não está fechada a eliminatória. Temos que ir com toda a concentração e não facilitar", começou por dizer o líder da turma verde e branca, prolongando o pensamento.
"Defensivamente estivemos irrepreensíveis. Globalmente foi muito bom. Não permitimos grandes oportunidades. E, depois, ofensivamente tivemos bola, dominámos o jogo. Tivemos várias oportunidades. Podíamos ter feito mais golos. Mas fizemos aqueles que foram possíveis. Foi uma boa resposta ao jogo de sábado [empate 1-1 com Vitória de Guimarães]. Agora é continuar."
A segunda mão da eliminatória terá lugar no dia 15 de outubro, no terreno do Rosengard, na Suécia. Antes, o coletivo leonino tem uma deslocação à Madeira, para enfrentar o Marítimo, para a quarta jornada do campeonato nacional.
As leoas seguem na liderança da prova, com sete pontos a par do Benfica, pentacampeão nacional.
Esta quarta-feira, é a vez do Sporting de Braga entrar em ação, na vista às belgas do Anderlecht, pelas 18 horas (horário de Portugal Continental).
Leia Também: Mourinho 'coloca' pressão em Martínez: "Ambição de sermos campeões"
Leia Também: Rui Costa taxativo sobre o 'Caso Conti': "Isto não tem a ver com crime"