O Benfica alcançou, na tarde desta terça-feira, uma derrota na visita à Juventus (1-2), num jogo a contar para a primeira jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões feminina.
A cumprir o primeiro jogo neste novo formato da Liga dos Campeões feminina, a formação encarnada, que agora é orientada por Ivan Baptista, apresentou-se no Juventus Stadium com uma equipa inicial composta por Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Diana Gomes, Bratberg Lund, Lúcia Alves, Beatriz Cameirão, Anna Gasper, Chandra Davidson, Caroline Moller e Nycole Raysla.
O conjunto visitante entrou melhor na partida e deu o primeiro sinal de perigo logo aos três minutos de jogo. Depois de um bom cruzamento de Bratberg Lund para o coração da área, Caroline Moller sobiu mais alto do que a defesa da Juventus e, de costas, apareceu para a finalização de cabeça. A guarda-redes da Juventus Peyraud-Magnin teve de se aplicar para evitar o 0-1.
Depois do primeiro aviso, eis que o golo inaugural do Benfica apareceu aos seis minutos. Após um bom lance de combinação entre Nycole Raysla e Lúcia Alves, a internacional pelo Brasil tirou um cruzamento atrasado e a portuguesa, de primeira e de pé direito, apareceu a finalizar para o fundo da baliza da Juventus.
Apesar da melhor entrada por parte das encarnadas, as eleitas de Ivan Baptista sofreram o golo do empate ao minuto 22. Num lance de insistência dentro da área do Benfica, a central Cecilia Salvai, após um cruzamento de Barbara Bonansea, fugiu à marcação e surgiu sozinha na área para reestabelecer a igualdade.
O Benfica podia ter voltado para a frente do marcador praticamente de imediato. Após alguma passividade na defesa da Juventus, Chandra Davidson tirou o cruzamento e Nycole Raysla apareceu em boa posição para finalizar. Depois de não o ter conseguido fazer numa primeira tentativa, a camisola nove das águias tocou de calcanhar, mas a direção da bola não foi para a baliza de Peyraud-Magnin.
Depois de, aos 28 minutos, Diana Gomes ter quase colocado a bola dentro da própria baliza, a Juventus voltou a marcar às encarnadas. A jogada coletiva da formação de Turim finalizou com um remate certeiro de Bonansea para o fundo da baliza de Lena Pauels. No entanto, o VAR Mario Zebec alertou a árbitra croata Ivana Martincic para uma posição irregular de Cristiana Girelli segundos antes e o lance acabou anulado.
Ivan Baptista mexeu na equipa do Benfica para a segunda metade e lançou Christy Ucheibe no lugar de Chandra Davidson. E não foram precisos muitos minutos para a Juventus voltar a visar a baliza encarnada. Aos 52 minutos, Girelli apareceu a cabecear em boa posição, mas a bola saiu um pouco por cima da trave. Logo de seguida, ao minuto 61, Lena Pauels defendeu com categoria um remate fortíssimo de Bonansea.
O Benfica não conseguia chegar com perigo à área contrária, mas esteve perto de voltar a ferir as italianas num lance de bola parada. Na sequência de um pontapé de canto aos 67 minutos, a internacional portuguesa Diana Gomes respondeu da melhor forma e por pouco não fez o 1-2 para as águias.
Com o aproximar do minuto 90, o encontro entrou numa fase mais morna e foi aí que a Juventus se colocou pela primeira vez na frente do marcador. Na sequência de um pontapé de canto, a central Cecilia Salvai apareceu na zona do segundo poste para desviar para o bis na partida ao minuto 86.
Após esta derrota, a equipa do Benfica colocou-se, provisoriamente, no último lugar desta fase de liga, ficando à espera da conclusão dos restantes jogos da primeira jornada. Segue-se uma receção ao Arsenal no próximo dia 16 de outubro.
Nesta fase de liga da Liga dos Campeões feminina, o Benfica vai ainda medir forças com Twente, Paris FC, Barcelona e Paris Saint-Germain.
Leia Também: Benfica 'atropela' Damaiense, com Sporting de olho na liderança da Liga