O mundo do ciclismo está, este domingo, de luto pela morte de Iván Meléndez Luque, atleta de apenas 17 anos de idade que não resistiu aos graves ferimentos sofridos na sequência de um grave acidente registado na segunda etapa da Vuelta Ciclista a la Ribera del Duero.
De acordo com informações adiantadas pela rádio espanhola Cadena SER, o episódio teve lugar no município de Navaleno, na província de Sória, comunidade autónoma de Castela e Leão, quando um incidente provocou a queda de mais de 20 outros atletas, 18 dos quais acabaram mesmo por ter sido transportados para uma unidade hospitalar.
Destes, três estavam em estado grave, entre eles, Iván Meléndez Luque, cujo óbito acabaria mesmo por levar ao cancelamento, não só da segunda etapa daquela que é uma das mais importantes competições da categoria de júnior do país vizinho, que unia Langa de Duero e Laguna Negra, como também da terceira, por falta de condições para a realização das mesmas.
"A Vuelta Ciclista a la Ribera del Duero suspende todas as atividades, devido ao falecimento de um corredor. Enviamos todo o nosso carinho e apoio aos familiares, amigos e companheiros do desportista. Amanhã, às 10h30, iremos reunir-nos, na praça da Hispanidad de Aranda, para levar a cabo uma homenagem", referiu a organização, em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais.
A Federação Internacional de Ciclismo (UCI), por seu lado, não ficou indiferente: "A UCI lamenta, profundamente, a trágica morte do piloto espanhol Iván Meléndez Luque (da equipa de sub-19 do Tenerife-Cabberty), que sucumbiu aos ferimentos sofridos, hoje, num acidente, na Vuelta Ciclista a la Ribera del Duero, em Espanha. Prolongamos as nossas sinceras condolências à sua família, amigos e comunidade ciclista".
The UCI deeply mourns the tragic passing of Spanish rider Iván Meléndez Luque (Tenerife-Cabberty U19 Team), who succumbed to injuries sustained today in a crash at the @VueltaRibera in Spain.
— UCI (@UCI_cycling) August 23, 2025
We extend our sincere condolences to his family, friends and the cycling community. https://t.co/VmbmUgSAFC
Natural de Málaga, o jovem atleta juntou-se ao Tenerife-Cabberty no passado mês de dezembro, depois de um primeiro ano de adaptação ao mundo do ciclismo. Os primeiros sinais foram positivos, de tal maneira que chegou mesmo a ser apontado como um dos valores mais promissores da modalidade, no país vizinho.
O clube também recorreu às redes sociais para lamentar o sucedido: "Expressamos os nossos mais sinceros pêsames pelo falecimento de Iván Meléndez Luque, corredor andaluz da categoria de júnior, pertencente à equipa de sub-19 do Tenerife-Cabberty. Acompanhamos, na dor, a sua família, amigos e equipa. Descanse em paz".
A Vuelta Ciclista a la Ribera del Duero é uma das provas mais aguardadas do calendário do ciclismo espanhol. Em 2021, foi conquistada pelo norte-americano Luca Scuriatti, em 2022, pelo português António Morgado, em 2023, pelo belga Sente Sentjens, e, no passado ano de 2024, o brasileiro Henrique Bravo, pelo que as expetativas eram elevadas, em 2025.
Leia Também: Diogo Sousa, jovem campeão de ciclismo, morre em acidente de mota