O Palmeiras deu, na madrugada de quinta para sexta-feira, um passo potencialmente decisivo no sentido do apuramento para os quartos de final da Taça Libertadores, graças ao categórico triunfo conquistado na deslocação ao Estadio Monumental "U" Marathon, sobre o Universitario, por 0-4.
A equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira chegou à cidade de Lima ciente da importância desta partida, fruto da crise de resultados em que se encontra 'mergulhada', e precisou de apenas... seis minutos para se colocar na dianteira do marcador, graças a um remate certeiro da autoria de Gustavo Gómez.
Flaco López dilatou a vantagem do Verdão, aos 12 minutos, e Vitor Roque começou a dar-lhe contornos de goleada, aos 30. Logo no arranque do segundo tempo, a formação peruana viu-se reduzida a dez unidades, fruto da expulsão de Williams Riveros, por acumulação de cartões amarelos, e, já aos 78 minutos, Flaco López voltou a fazer o gosto ao pé e selou o resultado final.
Palmeiras e Universitario voltam a encontrar-se pelas 01h30 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, desta feita, no Allianz Parque, em São Paulo, para o embate da segunda mão dos 'oitavos' da maior competição de clubes da América do Sul.
Antes disso, ainda têm, cada um, mais um jogo pela frente. Os peruanos vão visitar o Sport Huancayo, às 18h00 de domingo, e os brasileiros o Botafogo, às 00h30 de segunda-feira, em compromissos enquadrados nos respetivos campeonatos nacionais.
Abel Ferreira gostou do que viu
Após o apito final, Abel Ferreira fez questão de garantir que os seus jogadores têm os pés bem assentes na terra, avisando que ainda há "muito trabalho a fazer". Ainda assim, reconheceu que ficou satisfeito com aquilo que os viu fazer, perante o Universitario.
"Este ano, saíram 18 jogadores e entraram 15, alguns vindos da formação, outros por contratações. O trabalho é imenso, e passa por dar consistência, sabendo que vamos ter altos e baixos. Hoje, foi um jogo perfeito da nossa parte, mas ainda falta outro, em nossa casa", afirmou, em declarações reproduzidas pelo portal canarinho Globoesporte.
'Enchente brasileira' na Taça Libertadores
O Palmeiras não é, ainda assim, a única equipa brasileira que tem motivos para acreditar no apuramento para a próxima fase da Taça Libertadores. Particularmente, o Botafogo, que, instantes antes, recebeu e bateu o LDU Quito, por 1-0, à boleia de um golo 'solitário' da autoria de Artur, logo ao primeiro minuto, a passe de Alex Telles, antigo jogador do FC Porto.
O Flamengo, por seu lado, saiu vencedor da receção ao Internacional, por 1-0, na sequência de um remate certeiro de Bruno Henrique. O Fortaleza, de Renato Paiva, ficou-se pelo empate 'a zeros' com os argentinos do Vélez Sarfield, o mesmo resultado registo pelo São Paulo, na visita aos colombianos do Atlético Nacional.
Nas restantes eliminatórias, vão-se registando vantagens mínimas de Peñaol e Estudiantes sobre Racing Club e Estudiantes, respetivamente. Finalmente, no Libertad-River Plate, continua a reinar o nulo, pelo que tudo está em aberto.
Leia Também: Lula da Silva defende Abel: "Pessoas a chamarem-no de 'burro'..."