Lula da Silva, presidente do Brasil, saiu, esta terça-feira, em defesa de Abel Ferreira, que tem sido muito criticado pelos adeptos do Palmeiras, após a eliminação nos oitavos de final da Taça do Brasil, frente ao Corinthians.
"Quando tento fazer uma analogia entre política e futebol, é para ver se as pessoas compreendem. O treinador do Palmeiras é quem ganhou mais títulos pelo clube. Recentemente, perdeu para o Corinthians, e tu vês os adeptos a chamarem-no de ‘burro’, mandando-o para aquele lugar... É uma pessoa que ganhou tudo pelo Palmeiras. É mais ou menos como na política», referiu, em entrevista ao BandNews.
Abel Ferreira comanda o verdão desde 2020 e já conquistou 10 títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça Sul-Americana (2022), três Paulistas (2022, 2023 e 2024), duas edições do Brasileirão (2022 e 2023) e uma Supertaça do Brasil (2023). A par de Oswaldo Brandão, é o treinador com mais títulos na história do emblema de São Paulo.
Leila tenta segurar Abel Ferreira até 2027
Leila Pereira também manifestou o seu desagrado com o comportamento dos adeptos em relação ao técnico português, ex-Sporting B e Sporting de Braga.
"Não posso admitir é as pessoas duvidarem da capacidade do nosso treinador, da nossa comissão. Isso para mim é inadmissível, ainda mais tratando de um profissional que já se mostrou extremamente vencedor, competente", começou por dizer a presidente, revelando que o futuro será com Abel Ferreira no comando técnico.
"Luto para que o nosso treinador fique connosco até dezembro de 2027, é o meu desejo e o que quero para o Palmeiras. Eu, como presidente, tenho esse direito. Algumas têm de criticar e eu, de decidir. Enquanto for presidente, quem decide sou eu. O Palmeiras tem interesse [em renovar com Abel], já conversei com ele, quero que fique conosco até dezembro de 27. Falta o Abel assinar, só", garantiu Leila Pereira.
Por sua vez, Abel Ferreira salientou que a sua decisão ainda não está tomada. "Como já disse várias vezes, e como vocês são jornalistas atentos, tenho um carinho muito grande pelos adeptos e pelo Palmeiras. Jamais serei um problema dentro do Palmeiras. O meu foco é total e absoluto. Temos um histórico juntos e respeito mútuo entre mim e os adeptos. São 20 milhões de adeptos. Ganhamos e perdemos juntos. Mas quero que saibam que meu foco é pelos jogadores, pelo clube e por esta camisola. Isto é o mais importante. O meu futuro será decidido no momento certo, sempre com total e máximo respeito por aquilo que for melhor para o Palmeiras", rematou o técnico.
O Palmeiras entra em ação na madrugada de quinta para sexta-feira, pela 1h30 da manhã (horário de Portugal Continental), no terreno do Universitário Deportes, do Peru, para a primeira mão dos oitavos de final da Libertadores, prova que Abel Ferreira pretende voltar a conquistar.
No Brasileirão, o verdão está no terceiro lugar, com 36 pontos, a quatro do líder Flamengo, que conta com mais um jogo realizado.
Leia Também: EM DIRETO: Siga os rumores e os negócios do mercado de transferências