Panathinaikos faz horas extra. Rui Vitória ruma ao playoff da Liga Europa

Equipa helénica eliminou os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que seguem para a Liga Conferência, depois de ser preciso recorrer ao tempo extra. Lincoln vai defrontar o Sporting de Braga na próxima fase.

KRAKOW, POLAND  AUGUST 14:
Panathinaikos manager Rui Vitoria addresses the media during a press conference ahead of the UEFA Europa League Third Qualifying Round match against Panathinaikos FC at Stadion Miejski im. Henryka Reymana in Krakow, Lesser Pola

© Getty Images

Rodrigo Querido
14/08/2025 21:54 ‧ há 2 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Liga Europa

O Panathinaikos, orientado por Rui Vitória, garantiu, esta quinta-feira, o apuramento para o playoff da Liga Europa, ao eliminar os ucranianos do Shakhtar Donetsk.

 

Na sequência do afastamento da equipa de Rui Vitória da segunda fase de qualificação para a Liga dos Campeões, as duas equipas lutaram entre si pelo apuramento para a segunda prova de clubes mais importante no continente europeu.

Depois do empate sem golos na Grécia na última semana, ucranianos e gregos encontraram-se na cidade de Cracóvia, onde o Shakhtar realiza os jogos das provas europeias, para definir quem passaria para a próxima ronda da competição.

O nulo que teve lugar na Grécia prolongou-se para a Polónia e obrigou o encontro a seguir para tempo de prolongamento. Destaque, dentro do tempo regulamentar, para as expulsões de Oleg Ocheretko por acumulação de amarelos e do treinador do Shakhtar Donetsk, Arda Turan, por protestos contra a equipa de arbitragem. Sem golos ao final do tempo extra, foi preciso ir para a marca dos 11 metros para se encontrar o vencedor da eliminatória.

Nas grande penalidades, o Panathinaikos acabou por levar a melhor diante dos ucranianos e agendou um confronto diante do Samsunspor, da Turquia.

Sp. Braga puxou do 'Zalazar' para limpar Cluj rumo ao playoff europeu

Sp. Braga puxou do 'Zalazar' para limpar Cluj rumo ao playoff europeu

Conjunto do norte de Portugal não deu hipóteses, com o camisola 10 uruguaio a ser a figura central do encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo para o playoff de acesso à fase de liga única da prova europeia.

Davide Rodrigues Araújo | 21:26 - 14/08/2025

Adversário do Sporting de Braga vem de Gibraltar

Noutros campos, o Lincoln Red Imps garantiu que irá defrontar o Sporting de Braga no playoff da Liga Europa, a última ronda antes da fase de grupos. O conjunto de Gibraltar enviou para casa o Noah FC, da Arménia. O capitão luso-gibraltino Bernardo Lopes foi titular pelos anfitriões, tal como os portugueses Gonçalo Silva, Hélder Ferreira e Sualehe do lado dos visitantes.

Depois do empate na primeira mão da terceira pré-eliminatória da competição, as duas equipas encontraram-se no Abovyan City Stadium, na cidade arménia de Abovyan, para a segunda mão desta ronda. O problema é que o empate da semana passada em Gibraltar não se desfez nem nos 90 minutos, nem nos 30 minutos do tempo de prolongamento.

Posto isto, foi necessário recorrer-se às grandes penalidades para definir o rival do Sporting de Braga na próxima fase. Muradyan e Yan Eteki, antigo jogador do Casa Pia, falharam para a equipa da casa, ao passo que o Lincoln só contou com o falhanço de Nano. O emblema gibraltarino garantiu, assim, o apuramento para o playoff da competição.

Rúben Vinagre eliminado

Também em solo polaco, o Legia Varsóvia venceu por 2-1 o AEK Larnaca, mas acabou por ser eliminado da Liga Europa, graças ao agregado de 5-3 na eliminatória. A turma cipriota tinha vencido por 1-4 na primeira mão.

Rúben Vinagre foi titular na formação polaca, que chegou ao intervalo a vencer com golos de Nsame e Rajovic. Os polacos ficaram a um tento de enviar a partida para prolongamento, mas o remate certeiro de Ivanovic, aos 52 minutos, colocou um ponto final nas dúvidas.

O AEK Larnaca ainda ficou com menos um jogador por conta da expulsão de Jeremie Gnali, mas a mesma não teve influência no resultado.

Dupla portuguesa apura-se com o Midtjylland

Os dinamarqueses do Midtjylland também selaram a passagem ao playoff da Liga Europa, ao levarem a melhor diante do Fredrikstad, da Noruega, com uma vitória em casa, por 2-0. A vantagem por 3-1 trazida desde a primeira-mão acabou por facilitar a tarefa do conjunto dinamarquês.

Com o português Franculino Dju no onze inicial, o Midtjylland acabou por vencer graças a golos de Mads Bech Sorensen (9 minutos) e do brasileiro Paulinho, aos 17 minutos, a passe do jovem dinamarquês Mikel Gogorza.

Na próxima ronda, o Midtjylland vai defrontar os finlandeses do KuPS, que eliminaram o RFS, da Letónia. A formação da Finlândia venceu em casa por 1-0, depois do triunfo por 1-2 que foi trazido desde a primeira-mão.

Um remate certeiro do veterano Petteri Pennanen, a passe de Otto Ruoppi, aos 34 minutos deu o apuramento à formação do norte da Europa.

Os encontros do playoff da Liga Europa estão marcados para os dias 21 e 28 de agosto.

Leia Também: Dupla ex-Benfica evita 'descalabro' do Besiktas na Liga Conferência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Pedro Gonçalves

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Miguel Oliveira

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas