O plantel principal do FC Porto irá regressar, ao final da manhã desta sexta-feira, aos treinos, no complexo do Olival, três dias depois da inesperada morte do diretor de futebol, Jorge Costa, que foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, aos 53 anos de idade.
A equipa orientada por Francesco Farioli, recorde-se, teve a última sessão 'normal' na passada terça-feira, após a qual o antigo internacional português Jorge Costa deu uma entrevista à Sport TV, mostrando-se otimista quanto às possibilidades desta retomar o caminho dos êxitos, após uma temporada aquém das expetativas.
Instantes depois, o 'Bicho' sentiu-se mal e recolheu ao gabinete. Aí, ainda foi assistido, com recurso a um desfibrilhador, antes de ter sido transportado de emergência para o Hospital de São João, na Cidade Invicta, onde acabaria por ser declarado o óbito.
No dia seguinte, quarta-feira, os jogadores foram ao Estádio do Dragão, onde participaram no velório do 'eterno capitão', e, depois, seguiram viagem rumo ao Olival, onde realizaram apenas trabalho ligeiro, no ginásio do complexo azul e branco.
Já na quinta-feira, o dia ficou reservado à participação nas cerimónias fúnebres do dirigente, na Igreja Paroquial do Cristo Rei, de onde o seu corpo partiu para a 'última morada', no cemitério de Agramonte, sob olhar de uma autêntica multidão.
Comoção adiou e esgotou o FC Porto-Vitória SC
Os olhos do plantel principal do FC Porto irão, agora, virar-se por completo para os trabalhos de preparação tendo em vista o encontro com o Vitória SC, que irá ter lugar no Estádio do Dragão e que marcará a entrada em cena na nova temporada do principal escalão do futebol nacional.
A partida, recorde-se, estava agendada para sábado, mas acabou por ser adiada para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, de forma a que o grupo de trabalho tivesse mais tempo para recuperar da comoção provocada pela morte de Jorge Costa.
Um encontro que será, certamente, especial para o universo azul e branco. Tão especial que os adeptos não demoraram a esgotar todos os bilhetes que foram colocados à venda, sendo que, quem não conseguiu comprar, ainda poderá, eventualmente, fazê-lo, mediante a libertação de cadeiras por parte de detentores de lugar anual.
O objetivo é, de resto, claro, como reflete uma mensagem partilhada, esta quinta-feira, pelo próprio clube, nas redes sociais: "O FC Porto agradece a todas as pessoas e instituições a forma respeitosa e sentida como homenagearam, nos vários momentos, o lendário capitão Jorge Costa. Cabe a cada um de nós a missão de honrar o seu legado, e, aos portistas, fazer cumprir o destino deste clube".
O Futebol Clube do Porto agradece a todas as Pessoas e Instituições a forma respeitosa e sentida como homenagearam, nos vários momentos, o lendário Capitão Jorge Costa.
— FC Porto (@FCPorto) August 7, 2025
Cabe a cada um de nós a missão de honrar o seu legado e, aos portistas, fazer cumprir o destino deste Clube. pic.twitter.com/I507kw0zzQ
Leia Também: Aplausos e muita emoção. Assim foi o último 'adeus' a Jorge Costa