Sexto classificado na temporada anterior, os minhotos ficaram de fora da presente edição da Liga Conferência, após três participações seguidas, e já assumiram o objetivo de voltar às provas da UEFA em 2026/27, através do vice-presidente, Nuno Leite, e do técnico contratado para a época prestes a começar.
Aos 36 anos, Luís Pinto vai estrear-se na elite do futebol luso, após passagens pelo Campeonato de Portugal, ao serviço de União de Leiria, Mirandela, Felgueiras, Real Massamá, Leça e Lusitânia de Lourosa, pela Liga 3, no Fafe, e pela II Liga, prova em que se sagrou campeão pelo Tondela, na época transata.
Nos 10 jogos da pré-temporada, o novo 'timoneiro' dispôs quase sempre a equipa no esquema tático utilizado em Tondela, o '3-4-3', numa rotura com o '4-3-3' empregado pelos três treinadores vitorianos em 2024/25: Rui Borges, agora no Sporting, Daniel Sousa e Luís Freire, anunciado em julho como novo selecionador de sub-21 de Portugal.
Para materializar essa visão tática em campo, Luís Pinto dispõe de 15 jogadores que permanecem em Guimarães, com realce para o defesa Borevkovic, prestes a iniciar a quarta época, o médio Tiago Silva, ligado ao clube desde 2021/22, e o novo capitão Tomás Händel, médio formado nos vitorianos.
O plantel conta ainda com dois jogadores que regressam de empréstimos, três elementos recrutados à equipa B e uma dezena de reforços, que combina a experiência de Rodrigo Abascal, defesa de 31 anos que representou o Boavista nas quatro épocas anteriores, e a juventude de Oumar Camará, extremo franco-maliano de 18 anos, Mitrovic, médio sérvio de 20, ou Fabio Blanco, extremo espanhol de 21.
Entre as saídas, destacam-se as do guarda-redes Bruno Varela, ainda por oficializar, após 174 jogos oficiais em cinco épocas pelo Vitória, as dos defesas Filipe Relvas, Mikel Villanueva e Bruno Gaspar, que concluiu a segunda passagem por Guimarães, e ainda a do médio João Mendes, autor de 15 golos em dois anos no Minho.
Enquanto se adapta ao novo modelo tático, o Vitória inicia o campeonato no reduto do FC Porto, na segunda-feira, às 20:45, numa primeira volta em que os outros jogos teoricamente mais difíceis se realizam em casa, perante o Sporting de Braga, à sexta ronda, o Benfica, à 10.ª, e o Sporting, à 15.ª.