Vitória SC almeja regresso à Europa com novo técnico e nova tática

O Vitória de Guimarães ambiciona uma posição na I Liga portuguesa de futebol que lhe assegure o regresso às competições europeias, sob o comando de um novo treinador, Luís Pinto, que propõe um novo sistema tático, o '3-4-3'.

Luís Pinto

© Vitória SC

Lusa
07/08/2025 09:12 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

I Liga

Sexto classificado na temporada anterior, os minhotos ficaram de fora da presente edição da Liga Conferência, após três participações seguidas, e já assumiram o objetivo de voltar às provas da UEFA em 2026/27, através do vice-presidente, Nuno Leite, e do técnico contratado para a época prestes a começar.

 

Aos 36 anos, Luís Pinto vai estrear-se na elite do futebol luso, após passagens pelo Campeonato de Portugal, ao serviço de União de Leiria, Mirandela, Felgueiras, Real Massamá, Leça e Lusitânia de Lourosa, pela Liga 3, no Fafe, e pela II Liga, prova em que se sagrou campeão pelo Tondela, na época transata.

Nos 10 jogos da pré-temporada, o novo 'timoneiro' dispôs quase sempre a equipa no esquema tático utilizado em Tondela, o '3-4-3', numa rotura com o '4-3-3' empregado pelos três treinadores vitorianos em 2024/25: Rui Borges, agora no Sporting, Daniel Sousa e Luís Freire, anunciado em julho como novo selecionador de sub-21 de Portugal.

Para materializar essa visão tática em campo, Luís Pinto dispõe de 15 jogadores que permanecem em Guimarães, com realce para o defesa Borevkovic, prestes a iniciar a quarta época, o médio Tiago Silva, ligado ao clube desde 2021/22, e o novo capitão Tomás Händel, médio formado nos vitorianos.

O plantel conta ainda com dois jogadores que regressam de empréstimos, três elementos recrutados à equipa B e uma dezena de reforços, que combina a experiência de Rodrigo Abascal, defesa de 31 anos que representou o Boavista nas quatro épocas anteriores, e a juventude de Oumar Camará, extremo franco-maliano de 18 anos, Mitrovic, médio sérvio de 20, ou Fabio Blanco, extremo espanhol de 21.

Entre as saídas, destacam-se as do guarda-redes Bruno Varela, ainda por oficializar, após 174 jogos oficiais em cinco épocas pelo Vitória, as dos defesas Filipe Relvas, Mikel Villanueva e Bruno Gaspar, que concluiu a segunda passagem por Guimarães, e ainda a do médio João Mendes, autor de 15 golos em dois anos no Minho.

Enquanto se adapta ao novo modelo tático, o Vitória inicia o campeonato no reduto do FC Porto, na segunda-feira, às 20:45, numa primeira volta em que os outros jogos teoricamente mais difíceis se realizam em casa, perante o Sporting de Braga, à sexta ronda, o Benfica, à 10.ª, e o Sporting, à 15.ª.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Namorada de Rúben Dias, Maya Jama, mostra troféus do futebolista

Rúben Dias

Namorada de Rúben Dias, Maya Jama, mostra troféus do futebolista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2AVS00
3Alverca00
4Arouca00
5Benfica00
6C.D. Nacional00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Tondela00
17Vitória SC00
18Casa Pia10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Avaria nas luzes do carro em autoestrada: Como evitar multas

Dicas

Avaria nas luzes do carro em autoestrada: Como evitar multas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas