Benfica-Sporting: 29 anos depois, há dérbi... e esperemos sem repetição

Encontro tem início agendado para as 17h15 deste domingo.

Notícia

© Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

Notícias ao Minuto
25/05/2025 06:34 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Hoje é dia de festa no Estádio Nacional no Jamor. Benfica e Sporting encerram, na tarde deste domingo, a temporada desportiva em Portugal com um sempre escaldante dérbi da capital na final da edição 2024/25 da Taça de Portugal.

 

Frente a frente estão dois rivais com objetivos bem distintos. O Sporting procura conquistar a primeira dobradinha em mais de 20 anos, enquanto o Benfica joga o seu futuro próximo no Jamor.

Depois de conquistar há cerca de uma semana o seu primeiro bicampeonato em mais de 70 anos, o clube de Alvalade pode agora alcançar a dobradinha, algo que aconteceu pela última vez em 2001/02, e reforçar uma época que já é histórica.

Do outro lado está um Benfica que tem pela frente um jogo que vale muito mais do que um mero título. Ainda que esse possa ser um cenário pouco provável, a conquista ou não da Taça de Portugal poderá ditar o futuro de Bruno Lage, apesar de Rui Costa ter garantido que o técnico iria começar a nova época. De resto, o líder das águias poderá estar dependente deste troféu, desde logo porque se aproxima um ato eleitoral no clube, em outubro.

Espera-se, por isso, um jogo de alto risco no Jamor, que não acontece nestes palcos desde 1996. 29 anos depois, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se no Estádio Nacional para encerrar a temporada desportiva e que se espera que não termine como o anterior.

Este vai ser o primeiro dérbi numa final da Taça entre os dois rivais - que disputaram até à última jornada da I Liga o título de campeão nacional - desde esse fatídico encontro de 1996. Na altura, o sportinguista Rui Mendes morreu na bancada norte do recinto, vítima de um disparo de um 'very light' do lado oposto, feito pelo adepto benfiquista Hugo Inácio.

29 anos passaram e os dois rivais reencontram-se no Jamor. O Benfica é recordista de títulos na Taça de Portugal, com 26, mas há quase uma década que não sai vencedor da ida até ao Estádio Nacional (a última vez foi em 2016/17, com Rui Vitória). Por seu turno, o Sporting tem 17 Taças no seu museu, a última alcançada em 2018/19, e vem de uma derrota na final da última edição da prova rainha contra o FC Porto.

A final da 85.ª edição da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting tem início agendado para as 17h15 deste domingo e contará com arbitragem de Luís Godinho, da AF de Évora.

Treinadores em discurso direto

Bruno Lage

Benfica mais pressionado do que o Sporting? "Claro que sim. A nossa exigência é a todo o momento. De três em três dias temos de oferecer vitórias e conquistas". 

O que pode o Benfica pode fazer de diferente diante do Sporting? "A nota dominante nos últimos jogos tem sido o equilíbrio. Tivemos sempre bons momentos no jogo e várias oportunidades para marcar mais do que um golo. Olhar para o que fizemos e temos de continuar a fazer. Neste momento, não acredito que haja muitos segredos entre uma equipa e outra. O mais importante é sentirmos onde podemos fazer a diferença. Sinto que preparámos bem o jogo em todos os pormenores. Há um troféu pela frente para conquistar."

Taça da Liga e Taça de Portugal não evitam que época seja má? "Eu sei muito a exigência deste clube. Nos últimos 15 anos qual foi o treinador com mais sucesso em Portugal? Jorge Jesus. Seis anos de Benfica, três títulos. Se olharmos para os últimos seis anos, quem é que temos com grande sucesso? O Ruben e o Sérgio e isso vai ao encontro do tempo e estabilidade. Lanço o desafio à sala: acha que alguns deles sobreviveria ao seu pior registo no Benfica? A resposta está na história do nosso clube nos últimos 50 anos. Independentemente daquilo que possa achar, nós entendemos a importância do campeonato para o Benfica e a exigência do nosso clube. Amanhã temos um troféu muito importante que não vencemos há muito tempo e estamos determinados em oferecer essa conquista aos nossos adeptos."

Rui Borges

Jogo na Luz serve de exemplo? "São jogos diferentes... Amanhã, com toda a certeza, será um jogo diferente do Estádio da Luz. Queremos ter mais bola, mais posse... Queremos fazer um jogo diferente e vamos tentar ter mais bola. Na Luz, o ambiente em si e o que ditava o jogo, e trazer a decisão para nossa casa, é natural que os jogadores viessem mais para trás. Ajustámos algumas coisas ao intervalo, mas voltámos e o Di María saiu fora. Por isso é que é desafiante e a pensar coisas diferentes. O treinador por mais que tente ajudar, por vezes também faz asneiras. Uma coisa é certa. Os jogadores ouvem-nos muito e foi por isso que fomos campeões nacionais. No fim, queremos todos ganhar."

Benfica arrisca-se a acabar a época só com Taça da Liga: "Não belisca em nada. Já ganharam a Taça da Liga, nós fomos campeões nacionais. Será um jogo entre as duas melhores equipas do campeonato. Acho que estarão motivados para conquistar um troféu, tal como nós, que não conseguimos uma dobradinha há mais de 20 anos. Voltar a escrever uma página bonita do Sporting, porque o grupo merece muito voltar a ser feliz e ganhar mais um troféu nesta época de superação. Será um grupo inesquecível e para tal merecem acrescentar essa dobradinha e essa Taça de Portugal."

Como está a lidar com tudo isto? "Acima de tudo, equilibrado como sempre sou. Claro que feliz por ganhar o maior troféu de Portugal. Estou muito feliz. Com o sentimento que o caminho deu certo. Mas o futebol é o momento e amanhã passa tudo muito rápido. Tento ser muito equilibrado. É motivo de felicidade e aproveitar, mas queremos continuar a ganhar e entrar na história do Sporting, acrescentando um troféu e uma dobradinha que já fogem há algum tempo."

Últimos resultados

Benfica: V-V-V-E-E

Sporting: V-V-V-E-V

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, Florentino Luís, Kerem Akturkoglu, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis.

Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Zeno Debast, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves.

Ausências

Benfica: Alexander Bah e Manu Silva (lesão); Di María, Aursnes e Amdouni (em dúvida).

Sporting: Nuno Santos, João Simões e Daniel Bragança (lesão); Diomande (em dúvida).

Leia Também: Lage lembra Amorim, Conceição e JJ e garante: "Taça não salva época"

Leia Também: Rui Borges lança final: "Fomos campeões e isso mexe com o Benfica"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Margarida Corceiro

Agora é oficial? Margarida Corceiro a vibrar com conquista de Lando Noris

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Reino Unido

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas