A final da Taça de Portugal no próximo domingo promete ser de emoções fortes. O dérbi entre Benfica e Sporting encerra a temporada desportiva em Portugal e coloca frente a frente os eternos rivais no Estádio Nacional, 29 anos depois do último duelo no Jamor.
Se de um lado está um Sporting que vai em busca da dobradinha, do outro estará um Benfica que procura alcançar o segundo título da temporada, depois da vitória contra o eterno rival na Taça da Liga.
No entanto, para Rui Borges está mais do que um título em jogo. Recém-coroado campeão nacional, o treinador natural de Mirandela terá, certamente, um objetivo oculto em mente para este jogo no Jamor.
O treinador, de 43 anos, realizou, até ao momento, 28 jogos ao serviço do clube de Alvalade. Se olharmos apenas para jogos de provas internas, Rui Borges não perdeu um único duelo desde que trocou Guimarães por Lisboa.
Em 24 encontros divididos entre Taça de Portugal, Taça da Liga e I Liga, o mirandelense somou 17 vitórias e sete empates (Benfica, Sporting de Braga, AVS, Arouca, FC Porto, Benfica na Taça Liga - jogo que foi perdido nos penáltis - e Vitória SC).
Únicas derrotas foram na Liga dos Campeões
Além dos 24 jogos em competições internas, Rui Borges fez mais quatro partidas na Liga dos Campeões ao serviço do Sporting. E foi na Europa que o treinador leonino somou as duas únicas derrotas de leão ao peito. A primeira foi em casa do RB Leipzig (2-1), que foi relativo à penúltima jornada da fase de liga da Champions.
Houve depois um empate com o Bologna (1-1) antes do playoff da competição. Já nas rondas a eliminar, o Sporting perdeu por 3-0 na visita ao Borussia Dortmund, antes do nulo em Alvalade que encerrou a participação dos leões na liga milionária.
Segue-se agora o dérbi contra o Benfica em que Rui Borges tentará manter a invencibilidade interna. As emoções da Taça decidirão que sairá com um sorriso do Jamor no domingo.
Leia Também: Rui Borges mantém aposta em três 'miúdos' de olho no Benfica-Sporting
Leia Também: Sporting avança com recurso do castigo aplicado contra Ricardo Esgaio