Cristiano Ronaldo esteve nas 'bocas do mundo', esta semana, primeiro, por ter sofrido mais um dissabor, com a eliminação do Al Nassr das meias finais da Liga dos Campeões Asiática, perante o Kawasaki Frontale, e, depois, pelos rumores em torno do futuro próximo.
O internacional português termina contrato com o atual clube dentro de, precisamente, 57 dias, e, de Espanha, chegaram notícias a dar conta de um alegado encontro com um representante do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, no qual teria ficado 'apalavrada' a renovação por mais uma temporada.
Um entendimento que, ao que tudo indica, seria oficializado já no final da época, isto é, logo após o último encontro da edição de 2024/25 do campeonato saudita, a 25 de maio, perante o Al-Fateh, no Prince Abdullah bin Jalawi Sport City, em Hofuf.
Irá, efetivamente, o avançado dar continuidade à carreira, no Médio Oriente? Ou estará na altura de explorar outras 'paragens', numa fase tão adiantada da carreira? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Contratado em 2023, na sequência da rescisão com o Manchester United, Cristiano Ronaldo é, desde o primeiro instante, a principal face da aposta da Arábia Saudita no futebol, e o papel que vai assumindo na promoção do Campeonato do Mundo de 2030 é prova disso mesmo.
O internacional português tem feito 'juras de amor' ao país do Médio Oriente, em toda e qualquer ocasião, garantindo que está totalmente adaptado, não só ao estilo de jogo, como, inclusive, às especificidades da própria cultura.
Além disso, há que ter em conta que aufere 200 milhões de euros por ano, o que só está ao alcance uma mão cheia de clubes em todo o mundo. Isto, claro está, para não falar do legado que o próprio pretende deixar, no desporto-rei.
O avançado soma, até ao momento, 934 golos ao longo da carreira, e o 1.000.º é um desafio que continua a colocar a si mesmo. O futebol saudita continua a evoluir... mas, verdade seja dita, haverá via mais rápida para alcançar esta redonda marca?
Por que pode não acontecer?
A 'aventura' de Cristiano Ronaldo pela Arábia Saudita está longe de correr como pretendido, de tal maneira que, ao cabo de, sensivelmente, ano e meio, o 'seu' Al Nassr apenas foi capaz de conquistar uma modesta Taça da União das Associações de Futebol Árabe.
A frustração do próprio para com a falta de troféus vai ficando cada vez mais evidente, e, apesar do rendimento individual, a continuidade enquanto titular indiscutível da principal seleção portuguesa vai gerando cada vez mais dúvidas.
Há, ainda, a questão do orgulho. Conseguirá mesmo o jogador de 40 anos de idade ficar indiferente ao facto de não poder participar na primeira edição do 'revolucionário' Campeonato do Mundo de Clubes, que arranca já em junho?
Isto, sem esquecer... o Sporting. Se é verdade que Cristiano Ronaldo já garantiu que não pondera regressar a Alvalade, onde completou formação, a mãe, Dolores Aveiro, também já deixou claro que tudo procurará fazer para que mude de ideias.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: Acordo fechado. Revelado clube onde Cristiano Ronaldo jogará em 2025/26