José Gomes Mendes revela aposta para a área financeira da Liga

O economista e gestor João Vale Ferreira vai ser o responsável financeiro da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) caso José Gomes Mendes seja eleito, na sexta-feira, no sufrágio frente a Reinaldo Teixeira, anunciou hoje o candidato.

José Gomes Mendes, Liga Portugal

© Liga Portugal

Lusa
08/04/2025 12:07 ‧ 08/04/2025 por Lusa

Desporto

Liga Portugal

Em comunicado, a candidatura o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do organismo apresentou João Vale Ferreira, de 59 anos, para a direção executiva para as áreas financeira, de licenciamento e de infraestruturas.

 

"A entrada do João Vale Ferreira reforça a nossa ambição de profissionalizar ainda mais a gestão da Liga. O seu percurso fala por si -- é um gestor experiente, com provas dadas na administração pública e privada, e será uma peça fundamental para garantir a sustentabilidade financeira e a modernização das infraestruturas", afirmou o candidato, citado no comunicado.

João Vale Ferreira presidiu ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, entre 2023 e 2024, e liderou comissões executivas de hospitais de referência, como o Hospital de Braga e o Hospital de Vila Franca de Xira, tendo ainda integrado, de 2012 a 2022, o conselho de administração da CUF SGPS e das unidades CUF do Cluster Norte, como membro não executivo.

"A LPFP precisa de um modelo de gestão à altura dos desafios financeiros e operacionais do futebol moderno. É com sentido de missão que integro esta equipa, com o objetivo de trazer mais rigor, mais eficiência e melhores condições para clubes e adeptos, vincou João Vale Ferreira, igualmente citado pelo comunicado.

Reinaldo Teixeira, lista A, e José Gomes Mendes, lista B, são os candidatos às eleições de sexta-feira, que vão eleger o sucessor na LPFP de Pedro Proença, que assumiu a presidência da Federação Portuguesa de Futebol.

O candidato da lista A, de 61 anos, está na Associação de Futebol do Algarve há mais de 20 anos, organismo a que preside desde 2019. Reinaldo Teixeira foi nomeado, em 2015, coordenador dos delegados e avaliadores da LPFP, depois de ter exercido, durante 20 anos, o cargo de delegado nessa estrutura.

José Gomes Mendes, de 63 anos, é doutorado em Engenharia Civil, foi secretário dos Governos de António Costa, primeiro Adjunto e do Ambiente e, depois, da Mobilidade e do Planeamento, e lidera desde junho de 2023 a MAG da LPFP, cargo que já tinha ocupado entre 2014 e 2015.

Atualmente, o organismo está a ser liderado de forma transitória por Helena Pires, que exercia funções de diretora executiva.

Leia Também: Lúcia Alves já foi operada. Eis o tempo de paragem no Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Sp. Braga37
5Famalicão37
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14AVS31
15C.D. Nacional31
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas