Selecionador feminino de andebol quer "consolidar ascensão"

O selecionador feminino de andebol, José António Silva, afirmou hoje que Portugal quer "consolidar ascensão" recente no play-off de acesso ao Mundial de 2025 com a seleção de Montenegro, a seu ver "claramente favorita".

Seleção feminina de andebol lutará por bons resultados com rivais "mais fortes"

© Lusa

Lusa
08/04/2025 09:14 ‧ 08/04/2025 por Lusa

Desporto

Andebol feminino

À procura de um apuramento inédito para um campeonato do mundo nos jogos marcados para quarta-feira, em Fafe, às 19:00, e no sábado, em Podgorica, às 18:00 locais (17:00 de Lisboa), a equipa das 'quinas' está motivada para "jogar bem" e prolongar a "fase ascendente", numa eliminatória "muito difícil".

 

"Para além da possibilidade de sermos apurados para o campeonato do mundo, há também a motivação normal na equipa de consolidar a sua ascensão. Qualquer situação em que possamos ter algum sucesso conta. Estamos motivadíssimos para este play-off. Vamo-nos preparar o melhor possível para fazer frente a este adversário muito forte", realçou à Lusa, durante o estágio que decorre em Guimarães.

Embora assuma o desejo de se qualificar, o 'timoneiro' português diz que há "muita coisa a ganhar" no play-off entre o conjunto luso, presente nos Europeus de 2008 e 2024, e uma equipa adversária "claramente favorita", assídua em Mundiais desde 2011 e em Europeus desde 2010.

José António Silva realça que a prioridade mais imediata é a subida no ranking da Federação Europeia de Andebol para um futuro com "sorteios mais favoráveis" nas fases de qualificação, que se traduza em presenças sistemáticas em Mundiais e Europeus.

"As presenças em fases finais de Europeus e de Mundiais são decisivas para a nossa evolução, porque nos dão uma experiência competitiva e um tempo de trabalho que não temos tido. Esta trajetória que temos vindo a consolidar vai-se materializar, mais tarde ou mais cedo, em presenças sistemáticas em fases finais", vinca.

Convencido de que há muitos aspetos a melhorar em relação ao Europeu de 2024, marcado por um 'saldo' de três derrotas em três jogos, o selecionador luso avisa que as suas jogadoras têm de contornar o "excelente trabalho defensivo" da formação montenegrina, "muito forte, muito alta e muito dura".

Atento à valia da central Matea Pletikosic e das pivôs Djurdjina Jaukovic e Tatjana Brnovic, andebolistas que podem "desequilibrar os jogos", José António Silva considera que Portugal tem de apresentar "mobilidade e velocidade" para superar as habituais dificuldades perante "defesas físicas".

"Teremos de fazer um jogo rápido, com circulação de bola e constante busca de espaços, quer em amplitude, quer em profundidade, para tentarmos criar situações de superioridade e igualdade numérica e para tirarmos partido da nossa maior mobilidade e da nossa velocidade, um pouco superior à de algumas jogadoras adversárias", perspetiva.

A seleção vencedora do play-off entre Portugal e Montenegro, conjuntos que se vão defrontar pela primeira vez, apura-se para o Mundial organizado pela Alemanha e pelos Países Baixos, entre 26 de novembro e 14 de dezembro, com 32 seleções.

Leia Também: Andebolistas lusas prometem "garra" em busca de inédito Mundial

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Premier League

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas