Andebol: Rui Silva e Diogo Rêma afastam, para já, foco nas medalhas

Portugal encerra no domingo com o Chile a 'main round' do Mundial de andebol, em Oslo, com o inédito apuramento para os quartos de final, mas Rui Silva e Diogo Rêma afastam, para já, o foco nas medalhas.

Notícia

© Lusa

Lusa
25/01/2025 14:40 ‧ 25/01/2025 por Lusa

Desporto

Mundial

Pontuar frente ao Chile, que está em 'branco' no Grupo III da fase principal, garante à seleção portuguesa o primeiro lugar, uma vez que tem vantagem sobre o Brasil, segundo, e coloca a Alemanha como adversário nos quartos de final.

 

"Andamos de sonho em sonho. É isso que temos feito nos últimos anos", disse à agência Lusa o central capitão Rui Silva, de 31 anos, um dos 'cérebros' responsáveis por delinear, durante os jogos, as jogadas e a estratégia a aplicar.

Rui Silva reconhece que após a seleção ter alcançado o objetivo a que se propôs, chegar aos quartos de final, ainda tem "o jogo com o Chile para assegurar o primeiro lugar e uma grande oportunidade para fazer um bom resultado".

Formado no Francisco de Holanda e há 10 épocas no FC Porto, após cinco no Sporting, o central afasta para já o objetivo de lutar pelas medalhas, que fica ao alcance caso os 'heróis do mar' superem o seu adversário nos quartos de final.

"Neste momento temos de tirar o foco da medalha e focarmo-nos no jogo que aí vem. Depois, perceber onde estamos e seguir uma nova luta que é óbvio que se passarmos os quartos de final estamos mais perto disso", admitiu Rui Silva.

O experiente central, de 31 anos, reconhece, no entanto, que "não há necessidade de pensar em algo muito à frente", quando a seleção portuguesa tem ainda dois jogos para disputar, no domingo com o Chile e na quarta-feira para os quartos de final.

Rui Silva, ainda a interiorizar o feito histórico que a seleção acaba de alcançar, entrar pela primeira vez nos oito primeiros do Mundial, reconhece que é fruto de muito trabalho e pode ajudar o andebol a ser visto e acompanhado de uma forma diferente.

"Saber que estamos a fazer algo inédito a nível de resultados e ao que diz respeito às pessoas começarem a ver andebol, a gostarem de andebol e a torcerem connosco é algo que nos deixa muito felizes", disse.

Este momento, ainda de acordo com o capitão da seleção Rui Silva, "é fruto do trabalho que a seleção tem vindo a fazer nos últimos anos, e quer continuar a fazer, porque só assim o andebol sai valorizado, se desenvolve e ganha outra força".

O guarda-redes Diogo Rêma, que integra, juntamente com Francisco Costa, a lista de sete nomeados para o melhor jogador jovem do Mundial, considerou também que foi alcançado um feito histórico, mas que o foco está já no próximo jogo.

Diogo Rêma, de 20 anos, que defende as cores do FC Porto, referiu que o próximo objetivo é acabar a 'main round' no primeiro lugar [feito que pode ser já garantido a pontuar com o Chile]" e depois preparar o jogo dos quartos de final.

"[A qualificação] foi um passo dado em frente, porque já está assegurada a melhor classificação de sempre, e a partir de agora só podemos pensar em dar mais passos em frente, sem esquecer que só com trabalho será possível", disse.

Em destaque na vitória com a Espanha (35-29), com 12 defesas e uma eficácia entre os postes de 38%, Diogo Rêma mostrou-se orgulhoso pela nomeação para o melhor jogador jovem do torneio, mas adiantou que isso não lhe tira o foco e que é o culminar do trabalho.

Portugal, com quatro vitórias e um empate, logrou o inédito apuramento para os quartos de final, mandando para casa as candidatas Espanha, Suécia e Noruega, respetivamente segunda, terceira e sexta do último Mundial.

O Mundial de andebol é uma organização conjunta da Croácia, Dinamarca e Noruega e decorre até 02 de fevereiro, terminando em Oslo, com a realização da final e do jogo de atribuição da medalha de bronze.

Portugal, na sua sexta presença da seleção portuguesa em Campeonatos do Mundo (1997, 2001, 2003, quando foi anfitriã, 2021 e 2023), já assegurou a melhor classificação de sempre, superando o 10.º lugar de 2021.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas