Amigos e antigos colegas de equipa prestam "homenagem merecida" a Pacheco

Mais de três dezenas de amigos e ex-colegas de equipa recordaram hoje de forma "merecida" o antigo internacional português António Pacheco, falecido em março, num jogo entre veteranos de Portimonense e Torralta, dois dos emblemas que representou.

António Pacheco

© Portimonense

Lusa
07/12/2024 18:39 ‧ 07/12/2024 por Lusa

Desporto

António Pacheco

"Na altura era miúdo, o Pacheco era uma das referências do Sporting e do nosso campeonato. Eu vinha da academia do Sporting e de uma realidade diferente, e recordo-me que me ajudou muito na adaptação", lembrou à Lusa o antigo internacional português Nuno Valente, que coincidiu com António Pacheco no balneário do Sporting em 1994/95.

 

O ex-lateral esquerdo de Sporting e FC Porto, entre outros clubes, reavivou a memória para destacar um convite "inesperado" para um aniversário de Pacheco, pouco tempo depois de se conhecerem, que comprovou a pessoa "fantástica e acessível" que era.

"Chegou-se ao pé de mim, convidou-me para um aniversário dele e fiquei maravilhado, porque tinha chegado há pouco tempo [ao balneário do Sporting] e foi uma coisa que me marcou. Sempre tive grande estima por ele, pelo que fez no futebol português e pelo muito que me ajudou", assinalou.

Nuno Valente, de 50 anos, salientou o "choque" com que recebeu a morte de Pacheco, em 20 de março, aos 57 anos, "quando ninguém estava à espera e da forma como foi", realçando a importância da "merecida" homenagem ao seu antigo colega.

O antigo médio Augusto, que foi transferido do Portimonense para o Benfica em conjunto com António Pacheco, no final da época 1986/87, recordou à agência Lusa a "grande ligação" entre os dois "superamigos".

"Estávamos muitas vezes juntos, falávamos muito e ia muitas vezes com ele [a Lisboa] ver o Benfica. [A sua morte] Foi uma grande dor, uma grande perda para o futebol português e para as gentes de Portimão", frisou.

Augusto lembra o antigo colega "todos os dias", quando olha para uma fotografia sua com Pacheco: "Era uma grande figura, um grande amigo, um grande pai. Não estávamos à espera da sua morte, aconteceu, mas a vida é assim", disse.

No Campo Major David Neto, em Portimão, amigos e antigos jogadores de Portimonense e Torralta, um emblema já extinto mas que nos anos 80 do século passado era considerado como a primeira academia do futebol nacional, lembraram "para a eternidade" António Pacheco, num jogo cheio de golos e memórias.

O presidente do Portimonense, Fernando Rocha, associou-se à iniciativa, que também serviu para distinguir postumamente Raminhos, outro antigo jogador dos algarvios, lembrando Pacheco como "um jogador da terra" que "ainda tinha muito para dar ao desporto e à cidade de Portimão".

Natural de Portimão, António Pacheco iniciou a carreira ao serviço do Torralta e passou para o Portimonense, transferindo-se em 1987 para o Benfica, pelo qual conquistou dois títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, além de duas presenças na final da Taça dos Campeões.

Em 1993, foi um dos protagonistas do chamado 'verão quente', mudando-se, juntamente com Paulo Sousa, para o rival Sporting, clube em que esteve duas épocas e conseguiu uma Taça de Portugal, prosseguindo depois a carreira em clubes como Belenenses, Reggiana (Itália), Santa Clara, Atlético e Estoril Praia.

Pacheco foi ainda seis vezes internacional português.

Depois de terminar a carreira de jogador, ainda foi treinador, mas por pouco tempo, tendo desempenhado funções no Atlético e Portimonense.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno Fernandes não esquece Rui Jorge: "Não foi só um treinador..."

Seleção sub-21

Bruno Fernandes não esquece Rui Jorge: "Não foi só um treinador..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas