Pai de Lamine Yamal reage à polémica: "Tem direito a aproveitar a vida"

A polémica contratação de pessoas com nanismo para atuarem na sua festa para celebrar o seu 18.º aniversário está a dar que falar, chegando mesmo a envolver queixas por parte de associações e investigações do Ministério Público.

SEVILLA, SPAIN - APRIL 26: Mounir Nasraoui, father of Lamine Yamal of FC Barcelona celebrates the victory with the trophy  during the Spanish Copa del Rey  match between Real Madrid v FC Barcelona at the Estadio de la Cartuja on April 26, 2025 in Sevilla

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
18/07/2025 15:30 ‧ ontem por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Espanha

A polémica festa de Lamine Yamal para festejar os seus 18 anos de idade continua a dar que falar. O pai do jogador do Barcelona reagiu, esta quinta-feira, aos comentários feitos sobre a contratação de pessoas com nanismo para atuarem no evento.

 

"Eu não ouço as críticas, eu ouço as minhas opiniões. E elas dizem que o meu filho está a trabalhar bem, só isso. Não é inveja. É que as pessoas, em vez de olharem para o que têm ao seu redor, olham para o que está longe e morrem de inveja. Esse é o problema dessas pessoas", começou por dizer Mounir Nasraoui em declarações à Europa Press.

"Ele acabou de festejar o seu 18.º aniversário, também tem direito a viver um pouco a sua vida. Todos nós percebemos isso. Ele é um atleta profissional, mas é um miúdo como qualquer outro", continuou.

"O que devíamos ter orgulho é de termos um jogador da seleção nacional espanhola aqui em Espanha. Devíamos estar orgulhosos de ter um número 10 na nossa seleção e que o representa melhor que ninguém, sendo um exemplo para todos. Isso é o que temos de fazer. Aplaudi-lo dentro e fora do campo, não destruir a sua saúde mental", acrescentou antes de elogiar o filho.

"Obrigado por me deixarem falar. Eu agradeço e peço apenas algum respeito por todos. Somos todos iguais. Devíamos estar orgulhosos em ter um jovem que representa Espanha a nível internacional. Eu nunca vi um jogador na nossa seleção como o Lamine Yamal", concluiu.

De relembrar que a ADEE fez um comunicado a afirmar que iriam avançar com uma ação judicial contra Lamine Yamal por alegada exploração destas pessoas. "A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que procura ser igualitária e respeitosa", pode ler-se no comunicado feito pela ADEE", pode-se ler na nota oficial da associação.

Lamine Yamal contrata pessoas com nanismo para entreter 18.º aniversário

Lamine Yamal contrata pessoas com nanismo para entreter 18.º aniversário

Lamine Yamal, jogador do Barcelona, realizou este sábado a sua festa de 18 anos, com muitos convidados famosos presentes, incluindo vários jogadores. No entanto, a polémica foi instaurada após se ter sabido que o jovem havia contratado pessoas com nanismo para serem parte do entretenimento da festa.

Davide Rodrigues Araújo | 08:34 - 14/07/2025

"Ninguém nos faltou ao respeito, deixem-nos trabalhar em paz. Não percebo porque é que há tanto alarido. Somos pessoas normais que fazem o que querem fazer de uma forma absolutamente legal. Em nenhum momento humilharam as pessoas com nanismo", começou por dizer um dos membros contratados pelo jogador do Barcelona, em declarações à rádio RAC1.

"Há alguns anos que estas pessoas nos prejudicam, querem proibir um trabalho de que gostamos e em nenhum caso ofereceram trabalho ou cursos às pessoas afetadas. Trabalhamos como animadores, porque é que não o podemos fazer por causa da nossa condição física?", questionou.

"Sabemos qual é o nosso limite e nunca o ultrapassamos: não somos macacos de feira. Dançamos, distribuímos bebidas, fazemos magia... há muitos tipos de espetáculos. Éramos apenas mais umas pessoas na festa, toda a gente se divertiu muito. Houve todo este alarido só porque era a festa de Lamine Yamal", acrescentou antes de se dirigir à presidente Carolina Puente diretamente.

"Há uma nova presidente que se sente insegura de si mesma e que nos quer lixar a todos", aponta o artista, que considera que a mudança de perspetiva sobre este assunto é causado pela mudança que existiu na direção da ADEE.

Face a todo este aparato mediático, o Ministério dos Direitos Sociais de Espanha já solicitou ao Ministério Público, ao Provedor de Justiça e ao Gabinete de Combate aos Crimes de Ódio que seja investigada esta contratação por parte de Lamine Yamal de pessoas com nanismo para a festa de aniversário dos seus 18 anos, como forma de entretenimento, podendo ter sido violada a Lei da Deficiência.

Leia Também: Pessoa com nanismo contratada por Yamal reage: "Deixem-nos trabalhar"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo "orgulhoso" por José Semedo, novo CEO do Al Nassr

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo "orgulhoso" por José Semedo, novo CEO do Al Nassr

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas