FC Porto e Benfica falham convocatória dos sub-21. Rui Jorge explica-se

Os defesas Danilo Veiga e João Muniz estrearam-se hoje em convocatórias da seleção portuguesa de sub-21 de futebol, para dois jogos particulares, sem jogadores de Benfica e FC Porto, de forma a preparar o Europeu.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/11/2024 14:19 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Seleção nacional

"São jogadores escolhidos para observação no nosso espaço, para terem um primeiro contacto com uma equipa técnica nova e colegas que não conhecem. É aproveitar uma data em que conseguimos ganhar o direito a ter um período de experiências para ver jogadores novos que nos possam surgir para uma fase final que se prevê complicada, em termos da presença de jogadores", justificou o selecionador dos sub-21, Rui Jorge.

 

Samuel Soares e André Gomes (Benfica), e Gabriel Brás, Vasco Sousa e Rodrigo Mora (FC Porto) são ausências notadas da lista de 23 convocados, uma vez que o Mundial de Clubes, que contará com a presença dos dois conjuntos portugueses, se vai realizar na mesma altura do Campeonato da Europa de sub-21, durante o mês de junho de 2025.

"Sendo muito difícil tentar perspetivar o que se vai passar nessa altura, nós partimos do princípio que não vamos poder contar com jogadores desses clubes. É um princípio mau para nós. Se for reversível, tudo bem, pois são jogadores de inegável qualidade e poderão estar connosco. Não sendo possível, é isso que estamos a acautelar, vendo mais jogadores e não repetir o que sentimos nos Jogos Olímpicos, em 2016", realçou.

Face também a esse contexto, regressaram à convocatória dos sub-21 o guarda-redes Diogo Pinto (Sporting), os defesas Eduardo Quaresma (Sporting) e Nazinho (Cercle Brugge), o médio Gustavo Sá (Famalicão) e o avançado Diego Moreira (Estrasburgo), para além das estreias de Danilo Veiga (Estrela da Amadora) e João Muniz (Rio Ave).

"Falei com pessoas dos dois clubes [Benfica e FC Porto]. Foi uma conversa normal, pois por muito que as pessoas nos queiram ajudar, nesta altura é impossível. Ninguém sabe o que vai acontecer daqui a sete ou oito meses. Há um senso comum, que nos levou a tomar esta decisão", reforçou o técnico, com 51 anos, e que está no cargo desde 2011.

Saíram ainda da lista Tiago Santos, devido a uma grave lesão, e Rodrigo Pinheiro, por opção técnica, para dois confrontos particulares diante de Ucrânia e Eslováquia, país organizador do Europeu, antes de se conhecer ainda os adversários na fase de grupos.

"Tentamos ter sempre o cuidado de jogar fora frente ao país organizador, para poder conhecer algum espaço que possa vir a ser útil no futuro. São equipas de qualidade. Ao estarem presentes na fase final, tiveram de provar a sua qualidade. A Ucrânia esteve impecável, com oito vitórias em oito jogos e, já com o apuramento garantido, perdeu com Inglaterra e Sérvia. Esperamos dois bons jogos, que nos vão meter à prova", disse.

Portugal recebe a congénere ucraniana em 15 de novembro, no Estádio do FC Alverca, a partir das 17:30, e desloca-se três dias depois à cidade eslovaca de Trencin, onde vai enfrentar a seleção local, no Estádio Sihot', a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

Lista de 23 convocados:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting) e João Carvalho (Sporting de Braga).

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon, Sui), Danilo Veiga (Estrela da Amadora), Eduardo Quaresma (Sporting), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bel), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (AVS) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Ing).

Médios: Dário Essugo (Las Palmas, Esp), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Sporting de Braga), Martim Neto (Rio Ave), Mateus Fernandes (Southampton, Ing), Paulo Bernardo (Celtic, Esc) e Pedro Santos (Moreirense).

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Ing), Diego Moreira (Estrasburgo, Fra), Fábio Silva (Las Palmas, Esp), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Ale).

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A promessa de Cristiano Ronaldo após a derrota do Al Nassr

Arábia Saudita

A promessa de Cristiano Ronaldo após a derrota do Al Nassr

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla garante: "As nossas baterias são feitas para mais de 300.000 km"

Tesla

Tesla garante: "As nossas baterias são feitas para mais de 300.000 km"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas