O norte-americano juntou-se aos compatriotas Kareem Abdul-Jabbar (38.387), Karl Malone (36.928), Michael Jordan (32.292) e Wilt Chamberlain (31.419) no grupo restrito de jogadores que conseguiram ultrapassar os 30 mil pontos.
Aos 34 anos, Kobe Bryant foi o mais jovem a alcançar este marco histórico, pois Chamberlain, anterior recordista, tinha-o conseguido aos 35 anos.
No entanto, o dorsal 24 dos Lakers precisou de 1.179 jogos para o conseguir, enquanto Chamberlain apenas necessitou de disputar 941.
Na quarta-feira, Bryant alcançou o feito contra a sua primeira equipa na NBA, os Hornets (à altura sediados em Charlotte), equipa que o trocou pelo veterano Vlade Divac em 1996.
"É engraçado como o desporto parece sempre ter esta ligação, de alguma forma. Parece sempre que tudo volta ao início", afirmou o jogador no final do encontro.
Kobe Bryant acrescentou que a conquista tem um "sabor bom" e que se sente "muito afortunado de nunca ter tido nenhuma lesão séria" ao longo da carreira, possibilitando que chegasse onde chegou e igualando os números de jogadores que "cresceu a idolatrar".
Apostado em reverter a recente má fase da sua equipa, que vinha de duas derrotas consecutivas, Bryant terminou o encontro com 29 pontos e seis ressaltos, contribuindo decisivamente para a segunda vitória fora dos Lakers esta época.
Com o comissário da NBA, David Stern, presente nas bancadas para assistir ao feito de Kobe Bryant, os Lakers venceram confortavalmente os New Orleans Hornets por 103-87, naquela que foi apenas a nona vitória dos californianos em 19 jogos nesta temporada.